

Os jovens foram reconhecidos pelo desempenho durante o cumprimento de medidas e iniciam nova etapa no ensino superior

Foto: Ygson França/Sejusc
Por meio do programa #Conectados, do Departamento de Atendimento Socioeducativo (Dase), da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), os egressos Débora Boneterre, 18, e Renato Catão, 19, realizaram, na quarta-feira (11/02), a matrícula na Universidade Nilton Lins, bairro Parque das Laranjeiras, zona centro-sul, após ganharem bolsas integrais.
O benefício foi concedido em reconhecimento ao desempenho e à dedicação demonstrados durante o período em que estiveram nas unidades socioeducativas.
O chefe do Dase, Jerlison Portilho, destacou que a equipe técnica responsável pelo acompanhamento psicossocial do programa esteve presente na universidade, acompanhando os jovens e seus familiares na concretização desse momento. A conquista reforça o compromisso do programa com a educação como instrumento de transformação social.
“Quero agradecer à reitora da universidade, que em parceria com a Sejusc e o Governo do Estado possibilitou essa oportunidade aos nossos egressos. A educação é o caminho que conecta esses jovens a um futuro de sucesso”, afirmou.

Foto: Ygson França/Sejusc
Jerlison ressaltou ainda que Débora e Renato foram acompanhados desde o período nas unidades socioeducativas e, posteriormente, integrados ao #Conectados. Eles passaram por triagem e entrevista, sendo selecionados por merecimento. O desempenho escolar e a participação em cursos ofertados durante o processo foram determinantes para a concessão das bolsas.
Egressos


A ex-socioeducanda Débora Boneterre afirmou que o sentimento após a matrícula é de gratidão, já que ingressar no ensino superior parecia um sonho distante.
“Poder conquistar a minha faculdade dos sonhos por meio do #Conectados e de toda a equipe da Sejusc é muito gratificante. Escolhi Psicologia porque sempre me interessei pela área. Acredito que essa graduação vai me ajudar a construir um futuro com mais conquistas”, disse.
Emocionado com a realização e feliz por dar o primeiro passo rumo à mudança de vida, Renato Catão escolheu o curso de Direito. Ele relatou o misto de emoções vivido no momento, destacando a felicidade como sentimento principal.
“Estou muito feliz pela oportunidade que a Sejusc me proporciona neste momento. Trilhei caminhos difíceis na minha vida, mas agora tenho a chance de mudança. Sei que não teria condições de pagar uma faculdade. Agradeço ao programa #Conectados por tudo isso”, afirmou.
#Conectados

Foto: Ygson França/Sejusc
O programa #Conectados é uma iniciativa de acompanhamento pós-medida que atende adolescentes e jovens que passaram pelas unidades socioeducativas, onde cumpriram medidas de internação. O objetivo é oferecer acolhimento e orientação, incentivando a educação, a qualificação profissional e a construção de novos projetos de vida, e integra a política de reinserção social desenvolvida pela Sejusc, com foco na garantia de direitos e na ampliação de oportunidades por meio da educação.
Educação MEC define calendário nacional de matrícula na residência médica
Educação Aulas começam com foco em vínculo, escuta e adaptação
Cuiabá - MT Linhas do transporte escolar estão operando normalmente em Cuiabá
Educação Prefeitura de Camaçari fortalece ainda mais alimentação escolar para o retorno das aulas na rede municipal
Piauí Mulheres Mil: Seduc abre vagas gratuitas para cursos de artesã de biojoias, horticultora orgânica e salgadeira; veja como se inscrever
Piauí Seduc abre 276 vagas gratuitas em cursos do Programa Mulheres Mil; veja como se inscrever
Piauí Secretaria da Educação publica lista definitiva de aprovados no processo seletivo interno da Bolsa Mais Professores
Piauí Seduc convoca mais de 1.200 profissionais da educação para escolas de tempo integral
Educação Governador Eduardo Leite faz maratona em escolas no início das aulas para mostrar transformação na educação Mín. 21° Máx. 31°





