

A Câmara de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Unicamp aprovou nesta terça-feira (10) a proposta de criação do curso de bacharelado Inteligência Artificial (IA) e Ciência de Dados.
O novo curso terá a responsabilidade compartilhada entre a Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e Faculdade de Tecnologia (FT) e deve entrar em operação a partir de 2027 em Limeira. A expectativa é a de que passe a ter uma turma também no campus de Campinas a partir de 2028. O curso terá duração mínima de 8 semestres – e máxima de 12 semestres – carga horária de 3.240 horas e vai oferecer 40 vagas.
A proposta de criação do curso ainda terá de ser votada no Conselho Universitário (Consu), o órgão máximo de deliberação da Universidade.
De acordo com a pró-reitora de Graduação, Mônica Cotta, o novo curso terá ênfases em três áreas – Cidades Inteligentes e Sustentáveis, Administração Pública e Governo Digital, e Saúde e Esporte de Alto Rendimento. “Não será um curso voltado apenas para a pesquisa ou serviço público”, disse ela. “A ênfase de Cidades Inteligentes e Sustentáveis fala diretamente com o mercado”, argumentou.
A grade curricular do curso foi estruturada em, seis grandes eixos – matemática e estatística; computação, ferramentas de IA e Ciência de Dados, ênfase em áreas de aplicação e competências transversais, e, por fim, estágio.
Para o diretor associado da FCA, professor Cristiano Torezzan, que apresentou a proposta à comissão, o novo curso tem forte caráter transversal. “Trata-se de um curso diferenciado, concebido de forma interdisciplinar”, disse ele. “O curso é novo e singular o suficiente para justificar uma formatação própria, alinhada às demandas do mundo contemporâneo”, acrescentou.
O reitor da Unicamp, Paulo Cesar Montagner, chamou a atenção para a integração entre as duas unidades (FCA e FT) na implementação do curso. “Com isso, as unidades dão um passo significativo, porque não é trivial a gente conseguir juntar duas unidades”, podenrou o reitor. “Mas temos que trabalhar neste sentido”, concluiu.
Mato Grosso do Sul Contrato de Gestão: SAD tem planejamento para servidores, compras, patrimônio e sustentabilidade
Defesa Civil Defesa Civil orienta foliões para um Carnaval mais seguro em Minas Gerais
Mulher, Iguald... Programa Empreendedoras da Beleza terá nova edição em 2026; inscrições abrem na sexta
Legislativo - MT Leis de Botelho fortalecem proteção à infância e valorizam o Carnaval em MT
Mato Grosso do Sul De biometria a ultrassom, jacarés do Bioparque Pantanal passam por check-up completo
Marabá - PA Cidade: SSAM realiza mutirão e adquire novos equipamentos para normalizar coleta de lixo na cidade
Infraestrutura Projetos de carnaval de cidades do interior de Minas contam com patrocínio da Cemig para realização durante a folia
São Paulo Governo de SP vai investir R$ 75 milhões em infraestrutura urbana de Guarulhos
São Paulo Unesp divulga 3ª chamada do Vestibular 2026, do Unesp-Enem e das vagas olímpicas Mín. 21° Máx. 31°





