

O Servico de Saneamento Ambiental de Marabá (SSAM) informa que está sendo elaborado um plano de ação para sanar problemas relacionados ao recolhimento de lixo.
O novo presidente do órgão, Wilson Thibes, informa que medidas emergenciais e estruturais já estão em andamento para normalizar o serviço.


“Reconhecemos as reclamações sobre a coleta de lixo e compreendemos o incômodo causado à população. A situação é resultado da transição contratual iniciada em janeiro, mas já estamos agindo. Um mutirão emergencial está em andamento nos bairros mais afetados, enquanto 15 caminhões compactadores novos estão à caminho.
Nos próximos 30 a 40 dias, começaremos a mobilização dos equipamentos e, em até 60 dias, a frota estará operando em sua totalidade. Transparência e ação são nossos compromissos com Marabá”, declara o novo presidente do SSAM.
Novos equipamentos a caminho
Segundo ele, a situação atual é reflexo, principalmente, do período de transição contratual e as empresas
responsáveis têm prazos legais para que seja feita a entrega dos novos equipamentos que irão normalizar a situação.
“Nós estamos com alguns problemas estruturais, que já estão sendo sanados. Essa fase agora é de transição de contratos. Os contratos antigos vinham da gestão passada e, a partir de janeiro, iniciaram os contratos novos, cujos ganhadores têm prazo para mobilizar os equipamentos”, explica.
Entre as medidas previstas está a renovação da frota responsável pela coleta. São 15 caminhões
compactadores novos que estão em processo de entrega, além de caminhões de apoio, caçambas e carregadeiras. A mobilização dos equipamentos será gradativa, conforme os prazos contratuais.
Mutirão
A força-tarefa está sendo realizada em parceria com a Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop), unindo equipamentos e equipes das duas pastas. Os trabalhos foram iniciados pelos núcleos Nova Marabá e Cidade Nova.
“A gente entende a reclamação da população. Por isso, estamos estruturando esse mutirão para dar uma resposta imediata, enquanto aguardamos a chegada dos novos equipamentos, que vão resolver a situação de forma definitiva”, afirma Thibes.
O objetivo é restabelecer a regularidade da coleta no menor prazo possível, combinando ações emergenciais com a reestruturação da frota e reorganização do cronograma de serviços. Com a plena operação dos novos contratos e equipamentos, o município retomará em breve a normalidade no recolhimento de resíduos.





Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Divulgação SSAM
The post Cidade: SSAM realiza mutirão e adquire novos equipamentos para normalizar coleta de lixo na cidade appeared first on Prefeitura de Marabá .
Acre Vice-governadora Mailza se reúne com secretários e equipe técnica para ampliar programas de prevenção ao uso de drogas no Acre em 2026
Acre Segurança Pública do Acre usa WhatsApp como canal de atendimento de emergências
Governo Governo do Maranhão incentiva doação de sangue durante o Carnaval 2026
Tocantins Em coletiva de imprensa, Polícia Civil apresenta detalhes da investigação que resultou na prisão de liderança criminosa do Tocantins no Rio de Janeiro
Governo Governo de Minas amplia escuta com aumento do fluxo de viajantes no período pré-carnaval
Polícia Civil - MS Polícia Civil prende mulher em flagrante com 8,6kg de maconha escondidos no interior de caixas de som na Capital
Marabá - PA Sine: Painel de vagas de emprego disponíveis na sexta-feira, 13 de fevereiro
Espírito Santo Operação em João Neiva identifica irregularidades no transporte de mercadorias e recupera R$ 39,5 mil
Espírito Santo Ceturb-ES realiza programação de ônibus para segunda semana dos desfiles de Carnaval de Vitória Mín. 21° Máx. 31°





