

O Governo do Estado do Paraná oferece o curso Empreendedoras da Beleza, em parceria realizada por meio do Paraná Competitivo com o Instituto Grupo Boticário e o Grupo Boticário. A iniciativa, que tem como objetivo fortalecer o empreendedorismo feminino por meio de capacitações na área da beleza, abre inscrições para a edição de 2026 na sexta-feira (13).
Este é o terceiro ano do projeto, consolidando a iniciativa como uma importante política de incentivo à autonomia financeira e à inclusão produtiva de mulheres paranaenses.
O projeto oferece qualificação gratuita a mulheres em situação de vulnerabilidade social interessadas em atuar no mercado da beleza, com foco em técnicas de maquiagem e noções de empreendedorismo.
A formação é presencial, com carga horária distribuída em encontros diários que abordam habilidades técnicas e gestão de pequenos negócios, promovendo autonomia financeira e inclusão produtiva às participantes.
Além das turmas presenciais nos municípios, o programa vai oferecer novamente cursos de maquiagem para mulheres de unidades prisionais de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. A iniciativa atenderá mulheres que cumprem pena no Centro de Integração Social de Piraquara (CIS) e na Penitenciária Feminina do Paraná. A proposta não apenas ensina técnicas de beleza, mas também proporciona um novo olhar sobre si mesmas e amplia as oportunidades de reinserção social e profissional.
Para a primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, o programa representa uma verdadeira transformação na vida das participantes. “Quando oferecemos qualificação e oportunidade, estamos devolvendo dignidade e abrindo caminhos para que essas mulheres reconstruam suas histórias com autonomia. O Empreendedoras da Beleza é mais do que um curso, é uma porta aberta para um novo começo”, afirma.
CRONOGRAMA DAS TURMAS – Esta edição contará com cinco turmas presenciais em Piraquara, Curitiba, São José dos Pinhais, Palmeira e Pontal do Paraná, com aulas sempre das 13h30 às 17h:
Piraquara: 02/03 a 25/03 — aulas de segunda a sexta-feira.
Local: Prefeitura Municipal de Piraquara – Salão Redondo, Avenida Getúlio Vargas, 1990, Centro.
Curitiba: 03/03 a 26/03 — terça a sexta na primeira semana; depois, de segunda a sexta.
Local: Cras Madre Teresa - Rua Guaçuí, 6001 - Sítio Cercado, Curitiba
São José dos Pinhais: 04/03 a 01/04 — quarta a sexta na primeira semana; depois, de segunda a sexta.
Local: Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (SINE), Avenida Rui Barbosa, 9244 – Centro.
Palmeira: 05/03 a 30/03 — quinta e sexta na primeira semana; depois, de segunda a sexta.
Local: Polo UAB (Universidade Aberta do Brasil), Rua Coronel Pedro Ferreira, 223 – Centro.
Pontal do Paraná: 06/03 a 31/03 — apenas sexta-feira na primeira semana; depois, de segunda a sexta.
Local: A confirmar.
INSCRIÇÕES E PÚBLICO-ALVO– As inscrições poderão ser feitas até o dia 27 de fevereiro, por meio dos seguintes links:
São José dos Pinhais: https://eb.grupoboticario.com.br/inscricao/governo-do-parana-sao-jose-dos-pinhais-sao-jose-dos-pinhais-pr-marco-2026
Curitiba: https://eb.grupoboticario.com.br/inscricao/governo-do-parana-curitiba-curitiba-pr-marco-2026
Palmeira: https://eb.grupoboticario.com.br/inscricao/governo-do-parana-palmeira-palmeira-pr-marco-2026
Pontal do Paraná: https://eb.grupoboticario.com.br/inscricao/governo-do-parana-pontal-do-parana-pontal-do-parana-pr-marco-2026
Piraquara: https://eb.grupoboticario.com.br/inscricao/governo-do-parana-piraquara-piraquara-pr-marco-2026
Para participar, basta acessar a página, selecionar o município desejado e preencher o formulário de inscrição. As candidatas selecionadas receberão uma mensagem com as orientações para a finalização do processo. Ao todo, estão sendo ofertadas 30 vagas por município.
O programa é voltado para mulheres com mais de 18 anos, em situação de vulnerabilidade social, que tenham disponibilidade para participar das aulas presenciais e interesse em empreender ou atuar profissionalmente no setor da beleza.
As participantes selecionadas receberão vale-transporte para facilitar o deslocamento até os locais de aula. Ao final do curso, aquelas que atingirem no mínimo 75% de frequência receberão certificado de conclusão e um kit de produtos, que pode auxiliar no início da trajetória empreendedora.
PROGRAMA– O Empreendedoras da Beleza é uma contrapartida do Grupo Boticário e do Instituto Grupo Boticário aos investimentos realizados no âmbito do Paraná Competitivo, programa de incentivos fiscais do Governo do Estado.
Estão envolvidos no projeto o Gabinete da Primeira-Dama e as secretarias estaduais da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), da Fazenda (Sefa) e do Trabalho, Qualificação e Renda (SETR).
Desde o início da parceria com o Governo do Estado, há três anos, o projeto já formou mais de 1.200 mulheres, promovendo autonomia financeira, inclusão social e geração de renda no setor da beleza.
Acre Vice-governadora Mailza se reúne com secretários e equipe técnica para ampliar programas de prevenção ao uso de drogas no Acre em 2026
Acre Segurança Pública do Acre usa WhatsApp como canal de atendimento de emergências
Governo Governo do Maranhão incentiva doação de sangue durante o Carnaval 2026
Tocantins Em coletiva de imprensa, Polícia Civil apresenta detalhes da investigação que resultou na prisão de liderança criminosa do Tocantins no Rio de Janeiro
Governo Governo de Minas amplia escuta com aumento do fluxo de viajantes no período pré-carnaval
Polícia Civil - MS Polícia Civil prende mulher em flagrante com 8,6kg de maconha escondidos no interior de caixas de som na Capital
Marabá - PA Sine: Painel de vagas de emprego disponíveis na sexta-feira, 13 de fevereiro
Espírito Santo Operação em João Neiva identifica irregularidades no transporte de mercadorias e recupera R$ 39,5 mil
Espírito Santo Ceturb-ES realiza programação de ônibus para segunda semana dos desfiles de Carnaval de Vitória Mín. 21° Máx. 31°





