

A poucos dias do Carnaval 2026, o setor turístico de Sergipe vive um clima de otimismo diante da possibilidade de um novo recorde. Segundo levantamento preliminar da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH/SE), a taxa de ocupação hoteleira já atinge 90%, com fôlego para superar os índices dos anos anteriores até o início da folia, que, este ano, se encerra em 18 de fevereiro, na Quarta-feira de Cinzas.
O crescimento é impulsionado por uma combinação estratégica: investimentos do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com a Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), em promoção e divulgação do destino e um aumento expressivo na conectividade aérea. O Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria registrou um salto de 20% na oferta de assentos e 19% no número de voos para o período, com operações extras partindo de Congonhas e Guarulhos, ambas em São Paulo, nos dias 14, 15 e 16, sábado, domingo e segunda-feira.
A secretária de Estado do Turismo, Daniela Mesquita, ressalta que são grandes as expectativas para o Carnaval 2026, uma época em que, para ela, a cultura pulsa em cada canto e o turismo ganha ainda mais vida. “Além da folia, que é contagiante, nossa proposta é que os visitantes e turistas possam vivenciar as belezas naturais, apreciar a gastronomia local e até mesmo mergulhar na nossa rica cultura. Tudo isso com espaço, também, para quem busca momentos de descanso e tranquilidade. Sergipe é o estado mais seguro do Nordeste, acolhedor e tranquilo, preparado para receber turistas e sergipanos com organização e hospitalidade, permitindo que cada pessoa viva o Carnaval do seu jeito e aproveite o melhor que temos a oferecer”, declarou.
Otimismo no trade turístico
Para os líderes do setor, o cenário é reflexo de um trabalho contínuo de consolidação, feito pela Setur, em parceria com a Emsetur e, também, com a ABIH/SE, o que coloca Sergipe como um destino plural. De acordo com o presidente da Associação, Antônio Carlos Franco Sobrinho, em virtude disso, a tendência de crescimento também é contínua. “O levantamento preliminar da ABIH/SE já aponta uma taxa de ocupação hoteleira de 90% para o Carnaval 2026. A expectativa é bastante positiva e indica a possibilidade de superar esse índice, já que ainda estamos a poucos dias do período oficial do Carnaval. Com os investimentos contínuos do Governo de Sergipe no turismo, na promoção do destino e na realização de eventos, a tendência é de crescimento ano após ano, fortalecendo ainda mais o setor hoteleiro e impulsionando a economia do estado”, avaliou.
O presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem de Sergipe (Abav/SE), Thiago Moura, também destaca o otimismo do setor turístico para o Carnaval 2026, especialmente a partir da percepção das agências receptivas associadas, que já observam um aumento na procura por pacotes e informações em comparação ao ano passado. “Esse movimento indica que o interesse pelo destino começa a se consolidar com antecedência, o que é um sinal importante para toda a cadeia do turismo. Esse crescimento vem sendo percebido de forma gradual, principalmente no turismo regional e interestadual, com visitantes buscando experiências que aliem lazer, cultura e descanso”, analisou.
Para Thiago Moura, a presença mais constante do destino no mercado e ações contínuas de promoção contribuem para manter a capital, Aracaju, e o estado de Sergipe no radar do turista que planeja o período carnavalesco. “Durante o Carnaval, Sergipe atrai turistas pela combinação de tranquilidade, segurança, belas praias, gastronomia regional e uma programação diversificada. O estado se destaca por oferecer alternativas tanto para quem busca descanso quanto para quem deseja participar de eventos culturais e festas populares, fortalecendo a imagem como um destino plural e acolhedor”, salientou.
O setor de alimentação fora do lar também tem grandes expectativas para o Carnaval 2026. Tanto que se preparou para o fluxo intenso, fazendo contratações temporárias para dar conta da demanda maior. O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Sergipe (Abrasel/SE), Bruno Dórea, inclusive, compara a magnitude do período a outras grandes festas do calendário nacional. "A expectativa é gigante, equivalente a um Réveillon. Bares e restaurantes já estão realizando contratações temporárias porque o movimento aumenta além do normal. É um marco para o nosso verão”, considerou.
Motivações
O estado tem se diferenciado dos vizinhos nordestinos por oferecer uma “folia diversificada”. Enquanto cidades, como Estância que tem as praias do Abaís e do Saco, e Neópolis que atrai quem busca os tradicionais blocos e mela-mela, a capital, Aracaju, tem sido um convite a visitantes e turistas que priorizam tranquilidade, um dos pilares mais elogiados por eles.
Destaque também para o Verão Sergipe, evento promovido pelo Governo do Estado, na Praia da Caueira, em Itaporanga d''Ajuda, que acontece no período carnavalesco, nos dias 15 e 16, com forte programação (veja abaixo), estrutura ampliada e grandes atrações. Com isso, movimenta o litoral sul ao fortalecer o fluxo turístico na região e incrementar a economia local.
O estado ainda oferece um conjunto de belezas naturais que enriquecem a experiência do visitante e do turista: praias de águas mornas e calmas, com extensas faixas de areia, como as da Atalaia, Mosqueiro e Robalo, em Aracaju; o litoral norte com as praias em Pirambu e Pacatuba; e o Cânion de Xingó, em Canindé de São Francisco, o 5º maior cânion navegável do mundo.
Além disso, o estado conta um patrimônio cultural vibrante, que tem grande notoriedade, por exemplo, por meio do Museu da Gente Sergipana e dos mercados centrais, onde o artesanato pode ser encontrado em várias formas. E mais: a gastronomia de Sergipe é reconhecida e apreciada, especialmente as delícias à base de frutos do mar e o tradicional caranguejo, Patrimônio Cultural e Imaterial de Sergipe, cuja estátua gigante na Orla da Atalaia faz parte do cenário que é um dos mais famosos cartões-postais do estado.
Somando-se a tudo isso, a logística foi facilitada, pois, com os voos extras vindos de São Paulo no sábado, domingo e segunda de Carnaval, o acesso tornou-se mais ágil. Com o aeroporto operando em ritmo acelerado e os hotéis quase lotados, Sergipe se prepara para confirmar que terá um dos carnavais mais rentáveis da história recente do setor.
Programação Caueira (Itaporanga D´Ajuda):
Domingo - dia 15
21h - Xica a Banda
23h - Patusco
01h - Unha Pintada
03h - Guig Ghetto
Segunda-feira - dia 16
21h - Anderson O Garotinho
23h - Vina Calmon
01h - Pagod'art
03h - Art Mania




Acre Vice-governadora Mailza se reúne com secretários e equipe técnica para ampliar programas de prevenção ao uso de drogas no Acre em 2026
Acre Segurança Pública do Acre usa WhatsApp como canal de atendimento de emergências
Governo Governo do Maranhão incentiva doação de sangue durante o Carnaval 2026
Tocantins Em coletiva de imprensa, Polícia Civil apresenta detalhes da investigação que resultou na prisão de liderança criminosa do Tocantins no Rio de Janeiro
Governo Governo de Minas amplia escuta com aumento do fluxo de viajantes no período pré-carnaval
Polícia Civil - MS Polícia Civil prende mulher em flagrante com 8,6kg de maconha escondidos no interior de caixas de som na Capital
Marabá - PA Sine: Painel de vagas de emprego disponíveis na sexta-feira, 13 de fevereiro
Espírito Santo Operação em João Neiva identifica irregularidades no transporte de mercadorias e recupera R$ 39,5 mil
Espírito Santo Ceturb-ES realiza programação de ônibus para segunda semana dos desfiles de Carnaval de Vitória Mín. 21° Máx. 31°





