Sexta, 13 de Fevereiro de 2026
30°

Parcialmente nublado

São Paulo, SP

Anúncio
Saúde Saúde

Estudantes do Trilhas de Futuro visitam instalações do Hospital Regional de Divinópolis

Aproximadamente 600 alunos participam das visitas guiadas, com objetivo de aproximar formação técnica da prática em saúde na macrorregião de Saúde...

13/02/2026 às 10h57
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
Willian Pacheco
Willian Pacheco

O Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e com apoio da Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG) , promove, até esta sexta-feira (13/2), visitas guiadas ao Hospital Regional de Divinópolis (HRDV). A iniciativa aproxima estudantes da realidade da assistência à saúde. Ao todo, 600 alunos do projeto Trilhas de Futuro participam das visitas às instalações do complexo hospitalar, que será referência para 1,2 milhão de habitantes da macrorregião de Saúde Oeste.

A atividade permite aos estudantes conhecerem os principais ambientes do hospital, os equipamentos que serão instalados e detalhes da estrutura da unidade. O HRDV será um marco para a saúde pública no interior do estado, ao oferecer atendimento especializado, reduzir deslocamentos para outras regiões e garantir cuidado integral à população.

A superintendente adjunta da Regional de Saúde de Divinópolis, Ana Camila Neves Morais, destaca que a visita é uma oportunidade para os alunos compreenderem a estrutura de um hospital que será referência em atendimentos de média e alta complexidade. “A visita guiada é fundamental para os estudantes acompanharem a estrutura e verem o resultado alcançado pela SES-MG e pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Divinópolis no processo de conclusão da obra e no estudo assistencial”, afirmou.

A superintendente Regional de Educação de Divinópolis, Luiza Amélia, explica que o foco da visita são os alunos dos cursos técnicos do Trilhas do Futuro. “É impossível não se emocionar ao ver a sensação de pertencimento dos estudantes, que já se enxergam como futuros profissionais atuando neste hospital”, ressaltou.

Participam alunos dos cursos técnicos de enfermagem, radiologia e administração. Juliana Gonçalves, estudante de radiologia, conta que pretende integrar a equipe do HRDV. “É uma porta de entrada profissional para mim”, disse.

As visitas são conduzidas por enfermeiros da SES-MG que participaram da concepção do hospital. Eles apresentam a estrutura de forma didática, simulando casos clínicos fictícios que permitem aos estudantes acompanhar o percurso do paciente, desde a entrada até a alta hospitalar.

O enfermeiro Pedro Henrique Campolina explica que foram elaborados dois roteiros. “Criamos histórias fictícias de pacientes para demonstrar os serviços que serão oferecidos e como os alunos poderão atuar no futuro. Um roteiro aborda sete casos que passam pelos serviços de imagem, e o outro acompanha o atendimento de uma gestante na maternidade”, detalhou.

Hospital Regional de Divinópolis

A cerimônia de conclusão do complexo hospitalar foi realizada em 10/2. As chaves foram entregues ao reitor da Universidade Federal de São João del-Rei, que administrará a unidade por meio da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares). O HRDV é o segundo dos cinco hospitais regionais retomados pela atual gestão.

A unidade contará com 202 leitos, sendo 30 de UTI adulto, dez de UTI pediátrica, 10 de UTI neonatal, maternidade com quartos PPP (pré-parto, parto e puerpério - ou pós-parto), pronto atendimento, oito salas cirúrgicas, ambulatório e setor de diagnóstico, com tomografia, ressonância magnética, mamografia, ultrassonografia e raio-x. Serão ofertados atendimentos em obstetrícia, gestação de alto risco e diversas especialidades médicas.

A macrorregião de Saúde Oeste reúne 54 municípios e cerca de 1,2 milhão de habitantes. As obras dos hospitais regionais de Sete Lagoas, Governador Valadares e Conselheiro Lafaiete seguem em andamento, com entrega prevista até o fim de 2026.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários