

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) investiu R$ 22 milhões para reforçar as suas operações no Litoral durante o Verão Maior, com estratégias inovadoras de reservação, aumento expressivo da frota de apoio, intervenções estruturais na rede de distribuição e investimentos na estação de tratamento de água de Matinhos.
O resultado foi a produção recorde em janeiro: 2,38 bilhões de litros de água tratada. A quantidade é suficiente para atender 15,8 milhões de pessoas em um dia – é mais do que a população do estado da Bahia, o quarto mais populoso do Brasil, com 14,8 milhões de pessoas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O recorde representa uma produção 17% acima da média dos últimos cinco anos e 10% maior do que janeiro de 2025.
O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, afirma que esse resultado é reflexo de todos os investimentos realizados pela Sanepar para aprimorar suas operações no Litoral e garantir segurança hídrica durante o verão, período de maior demanda. “As melhorias como a substituição das adutoras em Guaratuba e a implantação do floco-decantador também contribuem para a operação ao longo de todo o ano e beneficiam tanto veranistas quanto moradores”, ressalta.
SEGURANÇA HÍDRICA- Para o Carnaval, o abastecimento do Litoral será reforçado com 16 caminhões-pipa e oito flexitanks, também conhecidos como “bags”, espécie de colchão d’água gigante que funciona como reservatório flexível e temporário de água. A instalação das novas adutoras em Guaratuba foi finalizada e o sistema já está em funcionamento para contribuir com a distribuição de água na rede. O objetivo é garantir segurança hídrica durante o pico da folia, quando o consumo de água per capita triplica.
FLEXITANKS– A Sanepar vai reforçar em 4 milhões de litros a capacidade de armazenamento de água no Litoral com 8 flexitanks. Estes reservatórios são herméticos e ideais para reservação de grandes volumes, preservando a qualidade da água tratada e auxiliando a atender a alta demanda de consumo nos dias mais quentes e movimentados. No total, serão duas bags em Pontal do Paraná, três em Matinhos e três em Guaratuba.
TELEMETRIA– Para garantir a normalidade das operações, os técnicos da Sanepar contam com 130 sensores inteligentes para monitorar as redes de distribuição de água e de esgoto. Eles transmitem dados em tempo real para a Central de Controle de Operações e são importantes para a realização de ações preventivas e corretivas de maneira mais rápida e assertiva.
“Mesmo sem reclamações, já é possível antecipar ações para evitar desabastecimento”, explica o gerente da regional Litoral da Sanepar, Marcos Muniz.
Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná contam com 100 pontos de telemetria nas redes de distribuição de água para identificar variações na pressão, vazamentos e ocorrências de falta de água, evitando baixa pressão e desabastecimento.
“Com o celular, nossos técnicos de campo conseguem identificar a pressão e quais ações devem ser tomadas para manter o abastecimento normalizado. Além disso, no centro de controle é possível identificar se tem uma queda de pressão na rede mesmo com a pressão de saída do reservatório estando normal”, esclarece o gerente.
As cidades de Matinhos e Pontal do Paraná também possuem 30 pontos nas redes coletoras de esgoto, que ajudam a identificar variações inesperadas que podem indicar entupimento na tubulação. A obstrução pode causar refluxos e extravasamentos nas ruas e imóveis.
REFORÇO DE CAMINHÕES-PIPA– A Sanepar conta também com uma frota de 16 caminhões-pipa, veículos disponíveis 24 horas por dia nas cinco cidades atendidas no Litoral: Guaratuba, Pontal do Paraná, Matinhos, Guaraqueçaba e Morretes.
Os caminhões-pipa atuam nos pontos da rede que necessitam de reforço na pressão para garantir o abastecimento dos imóveis. Os veículos são abastecidos pelos 21 contêineres reservatórios e pelos flexitanks, localizados em regiões estratégicas, e injetam volume extra de água diretamente na rede. “Quando as pressões da rede estão regulares, os caminhões-pipa são usados para abastecer os contêiners”, observa.
OBRAS EM GUARATUBA- Para aprimorar o abastecimento de água em Guaratuba, a Sanepar tem feito intervenções estruturais na rede de distribuição. Foi finalizada na terça-feira (10) a substituição de 400 metros de novos tubos de grande porte que levam água das Estações de Tratamento de Água do Morro Grande e Saí-Guaçu para a rede com o objetivo de reduzir o risco de rompimentos.
Além da substituição por um material mais moderno, a empresa optou por um novo sistema na instalação, com tubulação aérea, mais adequada ao solo da região.
VERÃO MAIOR– A Sanepar ainda reforçou a operação no Litoral com a contratação de 31 geradores de energia e a implantação do sistema floco-decantador na captação do Rio Cambará, principal manancial de abastecimento da Estação de Tratamento de Água (ETA) Matinhos, em dezembro. Com investimento de R$ 6,1 milhões, o sistema evita a paralisação da estação durante períodos de chuvas mais intensas ao fazer o pré-tratamento da água quando a turbidez está elevada.
Espírito Santo Sesa informa os serviços de saúde que funcionam durante o feriado de Carnaval
Geral Carnaval de SP: interdição em vias do Sambódromo começa nesta sexta
Goiás Agehab contempla famílias de Rubiataba com Aluguel Social
Gurupi - TO Segurança: Corpo de Bombeiros realiza vistoria na estrutura do Carnaval de Gurupi 2026
São Paulo Sambódromo do Anhembi tem esquema especial de segurança para os desfiles das escolas de samba
Espírito Santo Rede Estadual não terá aulas durante feriado de Carnaval
Bahia Alerta Geral exalta o legado de Arlindo Cruz em desfile histórico no Circuito Osmar
Bahia Bloco da Capoeira leva “Roda de Mandinga” ao Campo Grande e reafirma ancestralidade e resistência no Carnaval
Legislativo - MT Dr. João participa de entrega de equipamentos, lançamento de obras e ações sociais na região de Tangará da Serra Mín. 23° Máx. 34°





