Sexta, 13 de Fevereiro de 2026
30°

Parcialmente nublado

São Paulo, SP

Anúncio
Segurança Segurança

Governo do Ceará entrega 20 novas viaturas ao BPTur durante saída para Operação Carnaval 2026

Ao todo, 9.380 agentes de Segurança Pública do Ceará atuarão diariamente durante o feriadão Mais 20 novas viaturas vão fortalecer a atuação das For...

13/02/2026 às 11h57
Por: Redação Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Ao todo, 9.380 agentes de Segurança Pública do Ceará atuarão diariamente durante o feriadão

Mais 20 novas viaturas vão fortalecer a atuação das Forças de Segurança do Ceará. A entrega dos veículos foi conduzida nesta sexta-feira (13) pelo governador Elmano de Freitas, no Centro Integrado de Segurança Pública do Ceará (Cisp), em Fortaleza, durante o embarque de 772 policiais e bombeiros militares para a Operação Carnaval 2026. Ao todo, 9.380 agentes da Segurança Pública do Ceará atuarão diariamente em 100 municípios durante os cinco dias de feriado.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

As viaturas, que são do modelo SUV de sete lugares e tração 4×4, serão destinadas ao Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) da Polícia Militar do Ceará (PMCE). De 2023 até o momento, 1.127 novas viaturas foram entregues.

Além do combate à criminalidade no Carnaval, o governador reforçou a importância da conscientização da população em relação às leis de trânsito e a proteção às mulheres nesse período. “Estamos com mais de 9.300 homens e mulheres que vão trabalhar para garantir segurança pública onde tem festa ou celebração religiosa. Pedimos a quem for dirigir que não beba bebida alcoólica. Também respeito às mulheres quando elas dizem não. Sempre respeito ao próximo, e às mulheres mais ainda”, afirmou o governador.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Também estavam presentes o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Roberto Sá; o comandante-geral da PMCE, coronel Sinval Sampaio; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, Cláudio Barreto; e o delegado-geral da Polícia Civil, Márcio Gutiérrez.

Operação Carnaval 2026

O efetivo conta com 7.659 policiais militares, 326 policiais civis, 739 bombeiros militares e 112 servidores da Perícia Forense do Ceará, além de 480 profissionais da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), 47 da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e 17 da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS. A operação inicia às 18h desta sexta-feira (13), e se estende até às 6h da manhã do dia 18 de fevereiro.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

De acordo com o titular da SSPDS, Roberto Sá, a distribuição do efetivo para a Operação Carnaval 2026 foi desenhada com base em dados e estratégias integradas.

“No primeiro momento, 100 cidades receberam esse aporte, mas isso não significa que os outros 84 (municípios) não têm, é o serviço ordinário reforçado. Que Deus ilumine e proteja quem está indo para o serviço”, pontuou o secretário.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Somente em Fortaleza, o reforço contará com 2.481 profissionais de Segurança Pública. Nas ruas da Capital estarão presentes, diariamente, 2.073 policiais militares; 163 policiais civis; 204 bombeiros militares e 38 agentes da Pefoce.

Contando com os 17 agentes por dia da Coordenadoria de Inteligência (Coin/SSPDS), o efetivo diário do Sistema Estadual de Inteligência e Segurança Pública (Seisp) será de 164 agentes atuando diariamente. Como parte desse total, estão profissionais dos setores de inteligência da PCCE e da PMCE (já contabilizados no efetivo de cada vinculada).

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

O comandante-geral da PMCE, coronel Sinval Sampaio, também destacou a atuação da PMCE. “Estamos enviando mais de 1.300 policiais para o Interior, um reforço de mais de 1.100 na RMF, e mais de 2 mil policiais em Fortaleza. Além disso, temos um esforço logístico muito grande, incluindo transporte, armamentos e equipamentos”, citou.

Entre as principais missões destinadas aos profissionais das Forças de Segurança do Ceará, durante todo o Carnaval 2026, estão: realizar patrulhamentos por terra e aéreo, além de executar o policiamento ostensivo em locais estratégicos e com grande movimentação de foliões; executar as ações de Polícia Judiciária e de atendimento à população que precise registar alguma ocorrência; além de atuar em operações de salvamento, de resgate aeromédico ou em ocorrências que necessitem de perícia criminal. Todos agindo em conjunto com a finalidade de proporcionar segurança para a população e os turistas que visitarão o estado.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Nas rodovias estaduais o efetivo será de 535 policiais do BPRE, 25 postos fixos, 75 motocicletas, 12 guinchos e 46 viaturas. Todos os pontos serão munidos com etilômetro (bafômetro).

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, Cláudio Barreto, também falou sobre o trabalho para garantir tranquilidade aos cearenses. “Nessa operação Carnaval 2026, esses homens e mulheres, que trabalham com chuva ou sem chuva, realizam um trabalho preventivo em 139 localidades e 41 municípios, mas onde precisar do Corpo de Bombeiros é só ligar o 193”, garantiu.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Tenda Lilás

A SSPDS, em parceria com a Secretaria das Mulheres, vai disponibilizar serviços na Tenda Lilás em Paracuru, Aracati e São Benedito, cidades com grandes corredores da folia e com alta expectativa de público durante o feriadão.

Os equipamentos vão funcionar de 17h às 5h, com serviço de acolhimento a mulheres; atendimento psicossocial; suporte da PCCE e da PMCE; recebimento de denúncias; distribuição de materiais informativos com orientações sobre combate à violência contra mulher.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários