

Muita fruta, hidratação reforçada, alimentação leve e moderação no consumo de álcool. Estas são as principais dicas da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) para que os foliões possam aproveitar o Carnaval sem comprometer a saúde.
Segundo Daniele Pisano, nutricionista da rede estadual, o segredo para evitar desconfortos gastrointestinais é apostar em refeições equilibradas em intervalos de, no máximo, quatro horas.
“A melhor forma de curtir o período é manter o corpo hidratado e priorizar alimentos nutritivos. Deve-se evitar frituras, gorduras e comidas que fiquem expostas à temperatura ambiente. O ideal é buscar sempre alimentos de procedência segura e armazenados corretamente”, afirma a especialista.
Entre os alimentos indicados estão, arroz, batata, macarrão, cereais, pão, acompanhados de proteína magra, que possuem melhor digestão, como frango e peixe. Além disso, evitar o consumo excessivo de sal, e introduzir fontes de vitaminas e sais minerais (frutas, verduras e legumes).
Para não desperdiçar tempo na cozinha, o folião pode apostar em pratos rápidos em versões saudáveis. O lanche, por exemplo, pode ser preparado com pão integral, queijo cremoso magro, peito de peru (substituível por rosbife magro), folhas de alface, fatias de tomate e cenoura ralada.
Outro lanche prático e energético é a salada de fruta salpicada com granola, quinoa em flocos, grãos de chia, mel e canela. A especialista indica lanches rápidos para o bloco. “Na pochete o folião pode levar castanhas, barras de cereal e frutas como banana ou maçã, que garantem saciedade e energia sem ocupar muito espaço”, informa.
Os cuidados devem continuar após o fim da festa. Para recuperar o organismo e evitar a ressaca, a reidratação é a prioridade número um. O consumo de frutas ricas em água, como melancia, abacaxi e melão, ajudam a repor os nutrientes perdidos pelo suor e pelo consumo de álcool.
“Com uma alimentação saudável e o corpo bem hidratado, o folião garante disposição para todos os dias de festa e uma recuperação muito mais rápida”, conclui Daniele.
Algumas dicas de refeições rápidas e equilibradas para os dias de carnaval:
Sanduíche natural:
Acompanhado de um 1 copo (200ml) suco natural de acerola com laranja, entre outros. Dica: acrescentar um pouco de gengibre aos sucos, além de ajudar a combater náuseas e enjoos, possui ação digestiva e anti-inflamatória.
A hidratação é vital para repor os sais minerais perdidos pela transpiração excessiva no calor. Por isso, é recomendado uma ingestão variada de líquidos para manter o equilíbrio do organismo:
Sergipe Orquestra Sinfônica de Sergipe abre seleção para Violista Chefe de Naipe e cadastro reserva para Violista Tutti
Polícia Civil - MS Polícia Civil prende homem em flagrante por furto qualificado em Naviraí
Sergipe Seed reforça compromisso com a aprovação dos alunos da rede pública no SISU
Sergipe Centro de Educação Profissional José Figueiredo Barreto realiza campanha 'Não é Não' com bloquinho de Carnaval
Acre Governo do Acre investiu mais de R$ 6,8 milhões com entrega de veículos e equipamentos para fortalecer a assistência social no estado em 2025
PM - MS 5º BPM lança Operação Carnaval 2026 e reforça policiamento em Rio Verde de MT, Coxim, Sonora e demais municípios do Norte de MS
Legislativo - MT ALMT fortalece o Carnaval com atuação voltada à segurança, proteção social e valorização cultural
Polícia Civil - MS Polícia Civil conclui inquérito por violência doméstica, ameaças com arma de fogo e posse ilegal de arma de fogo em Bataguassu
Infraestrutura... Restauração em concreto da rodovia entre Ponta Grossa e Palmeira chega a 33,5% Mín. 23° Máx. 34°





