

Cumprindo uma agenda de visitas às escolas públicas estaduais, representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seed) visitaram, na manhã da última quinta-feira, 12, os estudantes do Colégio Estadual Professora Zizinha Guimarães, em Laranjeiras, aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A agenda teve como objetivo reconhecer o desempenho dos alunos e celebrar as conquistas alcançadas no acesso ao ensino superior. A unidade de ensino, vinculada à Diretoria Regional de Educação (DRE 8), que atende aos municípios da Grande Aracaju, comemorou a aprovação de oito estudantes para a Universidade Federal de Sergipe (UFS), por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni).
O momento contou com a presença da secretária de Estado da Educação, Gilvânia Guimarães; do vice-governador, Zezinho Sobral; da diretora da Diretoria Regional de Educação 8 (DRE 8), Marleide Cruz; além da equipe gestora do Colégio Estadual Professora Zizinha Guimarães, formada pela diretora, coordenadores e estudantes da unidade. A presença das autoridades e da comunidade escolar reforçou o reconhecimento às conquistas dos alunos e a importância do momento para toda a rede de ensino.
A secretária Gilvânia Guimarães ressaltou a relevância do momento. “Foi um dia de celebração, alegria e inspiração para todos nós. Quando vemos alunos que colocam em seus projetos de vida o acesso ao ensino superior e conquistam esse objetivo ao concluir o Ensino Médio, é muito gratificante. Isso é fruto de um trabalho conjunto, realizado pela gestão e, sobretudo, pelos professores que, no dia a dia, contribuem para que esses meninos e meninas realizem seus sonhos. Trabalhar com a educação pública é atuar na perspectiva de transformação de vidas”, destacou.
Entre os destaques está o estudante Genivaldo Teixeira Júnior, que acumula uma trajetória de aprovações na UFS. Aprovado no curso de Direito nos anos de 2023 e 2024, ele iniciou a graduação em 2025. Neste ano, após refazer o Enem, também conquistou uma vaga em Medicina, mas optou por permanecer no curso já iniciado, reafirmando sua identificação com a área e o compromisso com a formação escolhida. “Desde criança, eu sabia que queria Direito ou Medicina e, quando precisei escolher entre os dois, meu coração ficou muito alegre em ter essa possibilidade porque, para mim, na minha realidade, era algo impossível. Conseguir isso é grandioso, e eu digo a todos que têm o sonho de ingressar em uma universidade, independentemente do curso, que acreditem em si e se dediquem bastante”, afirmou.
De acordo com Rafael Borges, aluno aprovado no curso de Ciências Contábeis, as expectativas para o ensino superior são as melhores possíveis. “O sentimento é grandioso porque eu sou o primeiro da minha família a passar em uma faculdade. Quero me aprofundar ainda mais na área em que já trabalho, para me tornar um profissional qualificado e construir uma carreira sólida”, contou.
Cauã Gustavo dos Santos, aprovado no curso de Tecnologia da Informação da UFS, também compartilhou suas perspectivas para a nova etapa acadêmica. “Escolhi essa área porque é com ela que me identifico desde criança e acredito que ela oferece muitas oportunidades no mercado de trabalho. Estou muito feliz por ver que todo o esforço valeu a pena e espero seguir com foco, determinação e sucesso na universidade”, declarou.
Kamilly Vitória Oliveira, que iniciará o ensino superior no curso de Museologia, destacou que o ingresso na graduação representa a oportunidade de contribuir para a preservação da cidade histórica de Laranjeiras. “Estou um pouco nervosa porque entrar na universidade é algo novo para a gente. Mas conheci a área por meio de uma apresentação feita aqui na escola, gostei muito e fiquei bastante interessada”, relatou.
Para a gestão escolar, os resultados refletem o compromisso da unidade com a qualidade do ensino e o fortalecimento dos projetos de vida dos estudantes. As aprovações reforçam o papel da escola pública como espaço de oportunidades e demonstram que, com dedicação, acompanhamento pedagógico e incentivo, é possível transformar sonhos em conquistas e ampliar as perspectivas de futuro dos jovens da rede estadual.
Acre Educação do Acre publica homologação retificada de resultado final para docentes do Bolsa Mais Professores
Acre Deracre entrega Relatório Anual de Gestão 2025 à vice-governadora Mailza Assis
Governo Governo intensifica apoio técnico aos municípios com web reuniões sobre manejo clínico da dengue e envio de amostras para arboviroses Mín. 23° Máx. 34°





