Sexta, 13 de Fevereiro de 2026
29°

Tempo limpo

São Paulo, SP

Anúncio
Geral Gurupi - TO

Polícia Militar reforça segurança do Carnaval de Gurupi 2026 com apoio aéreo, tropas especializadas e videomonitoramento

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi A segurança do Carnaval de Gurupi 2026 contará com um grande reforço da Polícia Militar, que preparou uma oper...

13/02/2026 às 17h43
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Gurupi - TO
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Gurupi - TO
Foto: Reprodução/Prefeitura de Gurupi - TO

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

A segurança do Carnaval de Gurupi 2026 contará com um grande reforço da Polícia Militar, que preparou uma operação especial para garantir tranquilidade aos foliões durante todos os dias de festa. O planejamento envolve equipes especializadas, reforço no efetivo e policiamento aéreo com o Grupamento Aéreo (GRAER).

Logo nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira, 13, o helicóptero do GRAER já sobrevoava a região do circuito do Carnaval, realizando patrulhamento preventivo e reconhecimento da área. O policiamento aéreo é um dos grandes diferenciais deste ano, ampliando o monitoramento e oferecendo suporte estratégico às equipes em solo.

Aeronave do GRAER sobrevoa circuito do Carnaval de Gurupi na manhã desta sexta-feira, 13
Aeronave do GRAER sobrevoa circuito do Carnaval de Gurupi na manhã desta sexta-feira, 13

O comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar (4º BPM), tenente-coronel Lisboa, explicou que a operação foi planejada com antecedência e envolve reforço significativo no efetivo. “A Polícia Militar já vem há algum tempo realizando o planejamento da Operação Carnaval 2026, tanto para Gurupi quanto para todo o Estado. Especificamente aqui em Gurupi, o planejamento já está pronto e contará com reforço operacional. Teremos equipes do Grupamento Aéreo, que já estão na cidade nesta sexta-feira, realizando policiamento preventivo em toda a área do circuito da folia”, destacou.

Comandante do 4º BPM, Ten. Cel. Lisboa (ao centro), destaca reforço no policiamento em Gurupi durante o Carnaval. Foto: Divulgação PM
Comandante do 4º BPM, Ten. Cel. Lisboa (ao centro), destaca reforço no policiamento em Gurupi durante o Carnaval. Foto: Divulgação PM

O comandante também ressaltou o apoio de unidades especializadas vindas da capital. “Temos equipes do BOPE designadas de Palmas para dar apoio, equipes da ROTAM autorizadas pelo comandante-geral, coronel Márcio Barbosa, além das nossas equipes do 4º Batalhão, como a Força Tática, que é fundamental no trabalho preventivo, e equipes do serviço ordinário e CPU. Desde o primeiro dia, no primeiro horário, nossas equipes já estão posicionadas no circuito garantindo a segurança dos foliões. A Polícia Militar se preparou e temos tudo para realizar um carnaval seguro”, afirmou.

Além do reforço das tropas especializadas, haverá convocação extraordinária do efetivo para ampliar o policiamento a pé no circuito, garantindo maior proximidade com o público e pronta resposta a qualquer ocorrência.

Videomonitoramento reforça atuação das forças de segurança

Outro importante aliado da segurança será o sistema de videomonitoramento instalado no circuito do Carnaval. Câmeras posicionadas em pontos estratégicos irão monitorar 100% da área da festa, com uma base de videomonitoramento montada no próprio circuito, permitindo acompanhamento em tempo real das movimentações.

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Liliane Pagliarini, destacou que toda a estrutura necessária foi disponibilizada para dar suporte às forças de segurança. “A organização está oferecendo todo o apoio e estrutura necessários para a Polícia Militar e demais órgãos de segurança. Os militares terão pontos elevados de observação e monitoramento na estrutura, estande de apoio, além de toda a logística para que possam desempenhar seu trabalho com eficiência. Nosso objetivo é garantir um Carnaval organizado, alegre e, acima de tudo, seguro para todos”, ressaltou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários