

Desempenho positivo coloca Santa Catarina como vice-líder no ranking dos estados – Foto: Ricardo Trida/SecomGOVSC
O volume de vendas do comércio varejista de Santa Catarina encerrou o ano de 2025 com crescimento de 5,9%, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira, 13, pelo IBGE. O percentual é mais do que o triplo da média nacional, que registrou elevação de 1,6% no mesmo período. A alta nas vendas é reflexo direto do aumento do emprego e renda no estado, bem como do turismo e consumo das famílias.
O desempenho positivo de 5,9% em 2025 põe Santa Catarina como vice-líder no ranking dos estados, atrás apenas do Amapá, com 8,5%. A elevação é, portanto, superior a dos vizinhos Paraná (2,8%) e Rio Grande do Sul (2,5%). O resultado também supera estados como Minas Gerais (1,8%), São Paulo (0,3%) e Rio de Janeiro (-1,3%).
O governador Jorginho Mello atribui o resultado à força da economia catarinense. “Santa Catarina está no caminho certo. Os números mostram isso. Com estímulo ao empreendedor, à micro e pequena empresa, a quem trabalha e produz, vamos continuar avançando. Santa Catarina cresce acima da média nacional e tudo isso sem aumentar impostos”, afirmou.
Entre os segmentos do comércio catarinense que mais cresceram em 2025 destacam-se a venda de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (9,9%) e artigos de uso pessoal e doméstico (9,8%). No mesmo sentido, tiveram desempenho positivo os segmentos de hipermercados e supermercados (7,4%), artigos farmacêuticos (5,3%) e combustíveis e lubrificantes (3,8%).
“O bom momento do comércio é reflexo do aquecimento do mercado de trabalho em Santa Catarina. Sob liderança do governador Jorginho Mello, estamos implementando medidas para impulsionar a geração de empregos e atração de investimentos . Isso é fundamental para que o catarinense tenha mais renda e possa ir ao supermercado, à farmácia e lojas com capacidade de consumo elevada. O emprego é a melhor política social existente e mostra, mais uma vez, resultado positivo”, defende o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck.
Entre os segmentos do comércio varejista de Santa Catarina também avançaram a venda de livros, jornais, revistas e papelaria (3,3%), bem como de tecidos, vestuário e calçados (2%). O comércio de eletrodomésticos (-4,3%) e de móveis (-3,5%) recuou no período.
No varejo ampliado, o destaque é a venda de materiais de construção, que registrou elevação de 7,3% em 2025, impulsionada pelo aquecimento do setor de imóveis.
Amazonas Balança Comercial do Amazonas registra US$ 1,56 bilhão em janeiro de 2026
Economia Seplan lança informativo mensal com indicadores do mercado de trabalho catarinense em 2025
Negócios Befly abre inscrições para 6ª edição do BeFlyers do Futuro
Economia Ambulantes que se formalizaram como MEI crescem 45% em 2 anos
Negócios Comitê de SST debate qualidade de vida no trabalho
Negócios Municípios mineradores estreitam diálogo com a Austrália
Negócios CEOs e líderes empresariais se reúnem em Ribeirão Preto para o WTC Fórum de CEOs Negócios Construtora investe mais de R$ 300 milhões no interior e Litoral Norte paulista Movimento estratégico em Rio Claro e Ubatuba marca nova fase de expansão da incorporadora, com geração de empregos e novos empreendimentos residenc...
Negócios Lip Lift amplia opções de rejuvenescimento sem volume Mín. 23° Máx. 34°





