

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) entregou, na manhã desta sexta-feira (13), um drone DJI Mavic 2 Enterprise ao 9º Batalhão de Polícia Militar, em Paranaguá. O equipamento será utilizado pela Patrulha Costeira e amplia a capacidade de fiscalização, monitoramento e apoio operacional em toda a faixa litorânea do Estado. O equipamento já será utilizado durante o Carnaval, período marcado pelo aumento expressivo do fluxo de turistas e pela intensificação das ações de segurança pública.
Com a incorporação do novo recurso tecnológico, será possível monitorar ilhas, embarcações e áreas de difícil acesso, além de oferecer apoio aéreo às equipes em solo durante grandes eventos e ações de policiamento preventivo. A iniciativa fortalece a presença da PMPR no Litoral e amplia a eficiência das operações.
O diretor de Gestão de Políticas Públicas da SESP, coronel Saulo de Tarso Sanson Silva, destacou que a modernização é fundamental para o enfrentamento dos desafios da segurança pública. “Equipamentos como esse fortalecem o trabalho da Polícia Militar, ampliam o alcance das ações preventivas e contribuem diretamente para um policiamento mais qualificado e eficaz no litoral paranaense”, ressaltou.
Para o comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva, o investimento em tecnologia potencializa a atuação policial. “A incorporação desse drone amplia significativamente nossa capacidade de monitoramento e resposta no litoral. A tecnologia permite mais eficiência nas fiscalizações, maior rapidez no apoio às equipes em solo e mais segurança para moradores e turistas ao longo de todo o ano”, afirmou.
MONITORAMENTO– O Paraná reforçou a segurança pública recentemente com a entrega de 243 drones, em investimento de R$ 12,2 milhões , destinados às forças de segurança. A iniciativa representa a maior entrega desse tipo no país e eleva para 298 o número de aeronaves em operação. Além disso, o avanço tecnológico integra uma mudança estrutural no orçamento da área, que saltou para R$ 8 bilhões, e inclui sistemas como o Olho Vivo, com reconhecimento facial, leitura de placas e análise de comportamento, alinhando o Estado a padrões internacionais.
INVESTIMENTO– Em dezembro de 2025, com o início do Verão Maior Paraná, o patrulhamento costeiro no Litoral também foi reforçado com a incorporação de duas caminhonetes de grande porte, modelo Chevrolet Silverado. Os novos veículos ampliaram a capacidade de resposta da corporação em ações de segurança, fiscalização e apoio a ocorrências marítimas e ambientais.
Projetadas para operar em terrenos de difícil acesso, como faixas de areia, áreas alagadas e vias próximas à orla, as caminhonetes oferecem maior desempenho em locais onde viaturas convencionais enfrentam limitações. Ainda que qualquer veículo esteja sujeito a atolar em determinadas condições, o modelo proporciona mais resistência, mobilidade e segurança às equipes durante o patrulhamento.
Entre os principais diferenciais está a proteção balística integral nível 3A, capaz de resistir a disparos de calibres 5,56 mm e 7,62 mm. O reforço amplia a segurança dos policiais, especialmente diante de cenários que envolvem o crime transnacional, caracterizado, muitas vezes, por elevado grau de violência.
São Sebastião - SP Prefeitura de São Sebastião amplia horário do transporte coletivo durante o Carnaval
São Sebastião - SP Prefeitura de São Sebastião reforça campanha “Não é Não” para ampliar respeito e segurança no Carnaval
São Sebastião - SP Avenida da Praia tem interdição a partir das 17h nos dias de folia em São Sebastião
São Sebastião - SP São Sebastião reforça segurança com tecnologia e monitoramento 24 horas durante o Carnaval
São Sebastião - SP Câmeras do COI flagram invasão a comércio e Polícia Municipal prende autor no Centro
Segurança Pública PCPR orienta como proteger o celular e evitar golpes durante o Carnaval
Amazonas PMAM qualifica 20 militares de diferentes forças para atuação com cães farejadores
Segurança Pública Estado compra sete blindados para operações de segurança de alta complexidade
Segurança Central de Bloqueio de Celulares reforça a segurança dos mineiros durante o Carnaval com operação 24 horas por dia Mín. 23° Máx. 34°





