

Foto: SEMAE/GOV SC
A Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde (SEMAE), entregou nesta semana 2,5 mil revistas de conservação da natureza e cultura oceânica para a Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina. Durante o encontro, o repasse foi feito pelo secretário da pasta, Cleiton Fossá, ao Coronel PM Fabrício Berto da Silveira, comandante da Polícia Militar Ambiental (PMA). O material será utilizado no âmbito das atividades de educação do Programa Protetor Ambiental (PROA), da instituição. Também participaram do encontro, o assessor de Educação Ambiental da Semae, Nei Cunha, o consultor executivo da pasta, Fredolino Bento, e técnicos e pesquisadores que atuam na gerência de Integração de Planejamento Ambiental (Geipa).
Com o título “O segredo das tatuíras”, as revistas entregues abordam, de forma lúdica e descontraída, o diálogo entre uma pequena banhista e uma tatuíra, que seguem em uma jornada na praia, repleta de aprendizados e descobertas sobre a importância da conservação da natureza. O material foi desenvolvido pela SEMAE em parceria com a Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina.
“Que esse material possa ser de grande valia e uma ferramenta valiosa de aprendizado para todas crianças do programa PROA. Ficamos muito felizes em poder contribuir com a formação de futuros cidadãos conscientes e que valorizam e preservam o meio ambiente”, destaca o secretário do Meio Ambiente da Economia Verde, Cleiton Fossá.
O Programa Protetor Ambiental desenvolve atividades como saídas de campo, viagens de estudo, limpeza de mananciais, blitz ecológicas e ações sociais junto às comunidades, promovendo a formação cidadã e ambiental de adolescentes no contraturno escolar, com carga de 180 horas ao longo de 6 a 10 meses, incluindo fardamento e material didático próprios. Presente em mais de 100 municípios catarinenses e com 6.736 alunos formados até 2021, o PROA segue ampliando seu alcance, com custeio de uniformes e materiais pela PMA e por meio de parcerias com órgãos públicos e empresas privadas.
“Essa é uma iniciativa que fortalece a integração entre as nossas instituições e esse material demonstra o compromisso que a PMSC tem com o futuro. Mais do que a entrega de um material informativo, essas cartilhas são um instrumento de preservação, de conscientização e de aproximação da comunidade com as pautas ambientais”, comenta o Coronel PM Fabrício Berto da Silveira, comandante da Polícia Militar Ambiental.
Meio ambiente Rio Grande do Sul mantém 89 pontos próprios para banho na décima semana de monitoramento
Meio Ambiente IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 9 a 13 de fevereiro de 2026
Amazonas Sema instala câmeras trap em Unidades de Conservação da BR-319 para fortalecer monitoramento da fauna
Meio Ambiente Vai à praia no Carnaval? Confira os trechos próprios para banho de mar em Fortaleza
Amazonas Ipaam orienta que registro no Incra é obrigatório para inscrição e retificação do Cadastro Ambiental Rural
Meio Ambiente SEMAE prorroga prazo da Consulta Pública sobre construção do futuro do litoral de Santa Catarina
Piauí Cânion do Rio Poti registra crescimento histórico e triplica número de visitantes em janeiro
Amazonas Comitê aprova por unanimidade a 5ª fase do Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas do Amazonas
Tocantins Governo do Tocantins disponibiliza dados ambientais estratégicos para apoiar a gestão dos municípios Mín. 22° Máx. 32°





