

A Prefeitura de Parauapebas realizou, nesta sexta-feira, 13, no Centro Cultural, coletiva de imprensa para apresentar a prestação de contas do exercício de 2025. O encontro reuniu autoridades, secretários e representantes institucionais para a exposição das principais entregas da gestão municipal, apresentação do painel fiscal com o cenário financeiro do município e anúncio da elaboração de diagnóstico técnico que irá nortear o planejamento estratégico da administração para os próximos anos.
A abertura foi conduzida pelo secretário adjunto da Assessoria de Comunicação, Max Alves, que apresentou os objetivos do encontro e realizou a prestação de contas do primeiro ano da atual administração. Ele contextualizou os avanços alcançados em diversas áreas estratégicas, mesmo diante dos desafios enfrentados no início da gestão, como a queda de arrecadação e compromissos financeiros que exigiram medidas imediatas de ajuste e responsabilidade fiscal.
Painel Fiscal
O painel fiscal foi apresentado por Rogério Alencar, representante da Secretaria Municipal da Fazenda, que detalhou a situação fiscal e o balanço financeiro do exercício. Durante a apresentação, informou que o município registrou equilíbrio fiscal positivo no primeiro ano da atual gestão, alcançando o primeiro superávit financeiro dos últimos três anos.
Foram apresentados dados comparativos sobre superávits e débitos financeiros, além da contextualização de que a arrecadação municipal vem apresentando queda desde 2021. Rogério destacou que o cenário exige aprimoramento contínuo do equilíbrio fiscal em âmbito municipal, federal e também no que se refere à Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM). Ressaltou ainda que o superávit alcançado no primeiro ano representa condição favorável para a execução do plano de governo nos próximos anos, garantindo maior segurança ao planejamento estratégico da administração.
Diagnóstico técnico e planejamento estratégico
Também participaram da coletiva o representante da Vale, Pedro Adécio, e consultores da Fundação Getulio Vargas (FGV), que estão elaborando diagnóstico técnico para subsidiar o planejamento estratégico do município.

O consultor da FGV, Fúlvio Albertoni, explicou que a fundação foi contratada por meio de parceria entre a Prefeitura de Parauapebas e a Vale para realizar análise detalhada da situação financeira do município, especialmente diante da queda de receitas. Segundo ele, o trabalho consiste em apontar caminhos técnicos para o fortalecimento do equilíbrio fiscal e apoio à tomada de decisões estratégicas pela gestão municipal. “É um grande desafio. Estamos fazendo um diagnóstico para apontar caminhos a serem seguidos. O prefeito e equipe técnica de Parauapebas tem esse conhecimento e sabem da necessidade de fazer esses ajustes e nós estamos aqui para dar um apoio”, disse.

A equipe da Fundação Getulio Vargas terá agenda de visitas bimestrais até o fim de 2026. Na tarde desta sexta-feira, os levantamentos técnicos tiveram continuidade. Em março, será realizado workshop com a equipe municipal e, em abril, deverá ser apresentada parte do diagnóstico, com foco na situação financeira, folha de pagamento e proposta de reforma administrativa.

O prefeito Aurélio Goiano ressaltou os cortes de gastos realizados desde o início da gestão e reforçou o compromisso com a responsabilidade fiscal e a melhoria dos serviços à população. Ele destacou que a administração seguirá adotando medidas de reorganização administrativa, controle de despesas e reforma estrutural para garantir sustentabilidade financeira e avanço das políticas públicas.
“Nós estamos mantendo a ordem e vamos continuar fazendo com que a população receba o benefício. Ficamos felizes em ouvir da FGV que o levantamento que fizemos sobre a gestão foi um trabalho muito bem feito. Já entendemos que ou a gente se reinventa, continua cortando gastos, faz uma reforma administrativa ou a gente colapsa. O que a FGV disse é que Parauapebas só tem jeito se for reconstruída. E nós vamos fazer o que precisar ser feito para que a população viva melhor em nossa cidade”, ressaltou o prefeito.

A coletiva de imprensa reafirma o compromisso da gestão municipal com a transparência, o acesso à informação e a responsabilidade na condução dos recursos e das políticas públicas. O balanço apresentado consolida o primeiro ano como etapa de reorganização administrativa e equilíbrio fiscal, estabelecendo bases técnicas para a execução do plano de governo e para a continuidade do processo de reconstrução e desenvolvimento sustentável de Parauapebas nos próximos anos.

Reportagem: Rayssa Pajeú
Fotos: Clemilson Xadrez
Assessoria de Comunicação / PMP 2026
Governo Shows de Alok, Nattan e Chicabana marcam o primeiro dia do carnaval na Avenida Litorânea
Bahia Plantão Integrado reforça rede de proteção e combate violações de direitos no Carnaval 2026
Bahia Testagem rápida e distribuição de preservativos marcam política de cuidado com a saúde no Carnaval da Bahia
Bahia Governador prestigia abertura do Carnaval no Pelô e destaca valorização das manifestações culturais baianas
Parauapebas - PA Prefeitura de Parauapebas apresenta balanço de 2025 com avanços históricos em diversas áreas
Caruaru - PE Escola da zona rural de Caruaru recebe prêmio da 1º Olimpíada de Empreendedorismo
Caruaru - PE Prefeitura de Caruaru informa funcionamento dos serviços públicos municipais durante o Carnaval
Infraestrutura... PR-170 em Guarapuava recebe serviços de conservação de novo programa do DER/PR
Cidades Semdes realiza mutirão de visitas domiciliares para assegurar manutenção dos benefícios das famílias unipessoais Mín. 22° Máx. 32°





