

A abertura das atrações do Carnaval no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador, nesta sexta-feira (13), marcou mais uma vez o fortalecimento do circuito Batatinha como um espaço familiar e cultural da capital baiana. O governador Jerônimo Rodrigues e o vice-governador Geraldo Júnior, prestigiaram a abertura da folia no local, que ganhou uma programação diversa, com a valorização de manifestações culturais.
“Estamos apresentando ao Brasil o carnaval do Pelourinho. Um carnaval das crianças, dos idosos, das pessoas com deficiência. É aqui que está a nossa raiz, a nossa história e a nossa forma de entender o mundo”, destacou o governador.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), destinou mais de R$ 3 milhões para o Carnaval do Pelô, com a contratação de 87 atrações, fortalecendo uma programação diversa e plural. Para o secretário da pasta, Bruno Monteiro, o circuito Batatinha tem um papel estratégico na folia. “Pelourinho é o lugar onde celebramos a cada ano um carnaval mais diverso do ponto de vista de ritmos, de atrações e de públicos. São cinco dias de festa, mais de 150 atrações e 250 horas de música, desde os bailinhos infantis aos palcos. Um lugar que respira a arte”, pontuou.
O motorista de trio elétrico, Adalberto Soares, 45 anos, aproveitou a folga e levou toda a família de São Paulo para a folia no Pelô. “Eles não poderiam deixar de aproveitar esse cenário maravilhoso da nossa Bahia. Já é minha tradição curtir o carnaval aqui pela tranquilidade, atrações que eu gosto e esse clima familiar”, afirmou.
A abertura das atrações no circuito, nesta sexta-feira (13), contou com grandes nomes da música baiana: Rachel Reis convida Os Gilsons, DJ Prettin D’King e Márcia Short convida Lazzo e Aloísio Menezes. A programação completa pode ser conferida em www.ba.gov.br .
Ações de cuidado no Pelô
Além da programação cultural, o Governo do Estado promove ações de cuidado e cidadania no circuito. Entre elas, a presença da unidade móvel do Centro Nelson Mandela, da Tenda Oxe, Me Respeite, a articulação com a campanha “Se liga ou eu ligo 180” e o projeto Cuidar de Quem Cuida, voltado às trabalhadoras do Carnaval. As ações reforçam o compromisso com o enfrentamento às violações de direitos e com a promoção de um Carnaval mais seguro e respeitoso para todos.
Repórter: Simônica Capistrano/GOVBA
Governo Shows de Alok, Nattan e Chicabana marcam o primeiro dia do carnaval na Avenida Litorânea
Bahia Plantão Integrado reforça rede de proteção e combate violações de direitos no Carnaval 2026
Bahia Testagem rápida e distribuição de preservativos marcam política de cuidado com a saúde no Carnaval da Bahia
Parauapebas - PA Prefeitura de Parauapebas realiza coletiva de imprensa sobre prestação de contas do exercício de 2025 e planejamento estratégico
Parauapebas - PA Prefeitura de Parauapebas apresenta balanço de 2025 com avanços históricos em diversas áreas
Caruaru - PE Escola da zona rural de Caruaru recebe prêmio da 1º Olimpíada de Empreendedorismo
Caruaru - PE Prefeitura de Caruaru informa funcionamento dos serviços públicos municipais durante o Carnaval
Infraestrutura... PR-170 em Guarapuava recebe serviços de conservação de novo programa do DER/PR
Cidades Semdes realiza mutirão de visitas domiciliares para assegurar manutenção dos benefícios das famílias unipessoais Mín. 22° Máx. 32°





