Sábado, 14 de Fevereiro de 2026
23°

Tempo nublado

São Paulo, SP

Anúncio
Ação Social Sergipe

Catadores recebem kits de proteção e reforçam coleta seletiva no Verão Sergipe, na Praia da Caueira

Iniciativa inclui trabalhadores de Itaporanga d’Ajuda pelo terceiro ano consecutivo

14/02/2026 às 09h12
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:
Foto: Ascom Semac
Foto: Ascom Semac

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), realizou nessa sexta-feira, 13, a entrega de seis kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e materiais de higiene pessoal para catadores e catadoras que atuarão na coleta seletiva durante o Verão Sergipe, na Praia da Caueira, no município de Itaporanga d’Ajuda. A entrega dos kits integra o Coleta do Bem, iniciativa da Semac dentro do programa SergipeRecicla, política pública estadual voltada à gestão adequada de resíduos sólidos. 

A ação acontece pelo terceiro ano consecutivo, reforçando a valorização dos trabalhadores e a gestão sustentável dos resíduos gerados no evento. Os trabalhadores fazem parte da Cooperativa de Catadores de Material Reciclável do Município de Itaporanga D'Ajuda (Cooperanga) e receberam os equipamentos e capacitação na sede da Secretaria do Meio Ambiente do município. O kit entregue inclui camisa UV de manga longa, boné árabe, botas de couro com solado de borracha, protetor solar, protetor auricular, luvas de malha PU e ecobag, além de itens de higiene pessoal como shampoo, condicionador, desodorante, sabonete, escova de dente, creme dental e absorventes. 

Promovido pelo Governo do Estado, o Verão Sergipe reúne shows, atrações sergipanas e nacionais, competições esportivas, apresentações de grupos folclóricos, feira de artesanato e iniciativas de economia solidária. Antes da Caueira, este ano, o evento já aconteceu em Aracaju e Pirambu, mas segue até março, passando também por Pacatuba (Ponta dos Mangues), Estância (Praia do Abaís), Canindé de São Francisco e Barra dos Coqueiros. 

A ação de entrega dos kits será realizada nos municípios-sede do festival, com o objetivo de fortalecer a gestão sustentável dos resíduos gerados durante o evento, além de valorizar o trabalho dos catadores, incentivando a coleta seletiva e boas práticas ambientais em grandes eventos. Além dos kits, os catadores participam de capacitação da Gerência de Resíduos Sólidos da Semac, com orientações sobre segurança no trabalho, uso correto dos EPIs, manejo adequado dos resíduos e sensibilização ambiental.

Números 

No primeiro final de semana do Verão Sergipe, em Aracaju, nos dias 30 e 31 de janeiro, o Coleta do Bem resultou na coleta de 3,3 toneladas de resíduos. Desse total, 89% do volume (3.015,2 quilos) foi em latas de alumínio. 

Para a secretária de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas, Deborah Menezes Dias, iniciativas como esta ajudam a transformar grandes eventos em oportunidades de educação ambiental e inclusão produtiva. “Quando estruturamos a coleta seletiva e garantimos condições de trabalho mais seguras, promovemos um evento mais responsável e ao mesmo tempo fortalecemos a renda e o reconhecimento de quem é essencial para a reciclagem, que são os catadores e catadoras”, afirmou.

Os catadores têm papel estratégico na cadeia da reciclagem e na redução de impactos ambientais, especialmente em eventos de grande porte. Com a entrega dos equipamentos e a realização de capacitações, a Semac busca ampliar a segurança, dignidade e valorização desses trabalhadores, alinhando proteção à saúde e responsabilidade ambiental ao longo do festival.

Ação

O coordenador de Resíduos Sólidos da Semac, Marcos Theodoro, ressaltou a continuidade da ação ao longo dos anos. “Estamos aqui em Itaporanga d’Ajuda, pelo terceiro ano consecutivo, realizando a entrega dos kits de EPIs para os catadores e catadoras que vão atuar no projeto Verão Sergipe, na Praia da Caueira. O objetivo é que eles estejam bem equipados e protegidos para realizar a coleta dos resíduos recicláveis, gerar retorno financeiro e, acima de tudo, proteger o meio ambiente, evitando que este material seja destinado aos aterros sanitários. É um projeto do Governo do Estado, por meio da Semac, que a cada ano evolui e tem como meta ampliar a valorização dos catadores e catadoras”, informou Marcos, garantindo que os equipamentos oferecem condições seguras de trabalho e fortalecem a inclusão socioambiental desses profissionais. 

O secretário municipal do Meio Ambiente de Itaporanga d’Ajuda, Felipe Sobral, destacou a importância da parceria entre Estado e município. “Recebemos aqui na Secretaria a equipe da Semac para esta parceria com o Governo do Estado, com a entrega dos kits para que nossos catadores possam realizar a coleta com segurança durante o período de Carnaval. Queremos uma cidade e uma praia limpas e temos a certeza de que eles cumprirão seu papel social, transformando resíduos em renda, o que contribui para melhoria da qualidade de vida desses trabalhadores”, afirmou. 

A superintendente do Consórcio de Saneamento Básico do Sul e Centro-Sul de Sergipe (Consbaju), Eliana Silva, destacou a importância da parceria institucional para o fortalecimento da atividade no município. “Estamos em Itaporanga d’Ajuda para a entrega do kit Coleta do Bem, que será utilizado no evento da Praia da Caueira. Essa parceria entre a Semac, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Consbaju é fundamental para fortalecer a cooperativa e a associação de catadores do município”, ressaltou. 

Para os trabalhadores, os equipamentos representam mais segurança e oportunidade de renda. O catador Dalvan dos Santos Correia destacou a importância dos EPIs e da organização do grupo. “É necessário ter os equipamentos, porque trabalhamos com segurança e também porque ganharemos uma renda extra. Todo mundo organizado e bem equipado para manter nossa praia e nosso ambiente sempre limpos. Onde tem Coleta do Bem, a gente está lá”, disse. 

O catador Claudio Tonico também celebrou o trabalho coletivo e o apoio recebido. “É bom estar na cooperativa. É um trabalho importante e dá para tirar uma renda com a reciclagem. Trabalhar todos juntos é melhor, porque temos ajuda uns dos outros. Gostei muito dos equipamentos e de ver nossa equipe sendo valorizada”, afirmou. 

Cláudio Tonico (esq.) e Felipe Sobral | Foto: Ascom Semac
Cláudio Tonico (esq.) e Felipe Sobral | Foto: Ascom Semac
Foto: Ascom Semac
Foto: Ascom Semac
Foto: Ascom Semac
Foto: Ascom Semac
Foto: Ascom Semac
Foto: Ascom Semac
Dalvam dos Santos (esq.) e Felipe Sobral | Foto: Ascom Semac
Dalvam dos Santos (esq.) e Felipe Sobral | Foto: Ascom Semac
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Paulo, SP Atualizado às 10h01 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 28°

Dom 31°C 21°C
Seg 33°C 20°C
Ter 33°C 22°C
Qua 29°C 20°C
Qui 28°C 20°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio