

Uma pesquisa iniciada nesta sexta-feira (13) em terminais de embarque e desembarque de passageiros de São Luís, vai traçar um panorama da demanda turística no Maranhão durante o período de carnaval. Promovido pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), por meio do Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA), o levantamento também será realizado nos dias 14 e 18 de fevereiro.
A coleta de dados está sendo realizada em locais de grande fluxo turístico, como o Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, Terminal da Ponta da Espera e Rodoviária de São Luís. A pesquisa tem como finalidade levantar informações estratégicas sobre o perfil dos visitantes que estiveram na capital maranhense durante o período carnavalesco.
Entre os principais indicadores analisados estão a origem dos turistas, faixa etária, motivação da viagem, meios de hospedagem utilizados, tempo médio de permanência e gasto turístico, além do nível de satisfação com o destino durante o Carnaval.
“O governador Carlos Brandão segue fortalecendo a economia atrelada ao grandioso evento que é o Carnaval do Maranhão. O setor do turismo celebra os investimentos na festividade, que fez do Maranhão rota para foliões de outros estados e até de outros países. A pesquisa de demanda turística é fundamental para que o Maranhão avance com ações cada vez mais alinhadas às reais necessidades do visitante”, ressalta a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.
Satisfação e perfil do turista
A metodologia de abordagem direta aos visitantes permite obter dados mais confiáveis sobre a movimentação turística e a experiência vivenciada no destino. “Ao ouvir quem escolhe São Luís durante o Carnaval, conseguimos aprimorar a organização dos eventos, fortalecer os serviços turísticos e tornar o destino mais estruturado, competitivo e acolhedor”, explica Socorro Araújo.
Os resultados da pesquisa servirão como base para o planejamento de políticas públicas, apoio às decisões da Setur-MA e do trade turístico, bem como para a melhoria da infraestrutura, dos serviços e da organização de futuros eventos.
Os entrevistados podem participar da entrevista de forma anônima e a meta do Obstur-MA e sondar a avaliação dos visitantes sobre tópicos relacionados ao Carnaval e sobre a experiência de visitar o Maranhão no período, como detalha o coordenador do Observatório, Igor Almeida.
“Os resultados nos darão um panorama sobre quem veio para o Maranhão, quem veio aqui para São Luís nesse período de Carnaval. Qual a avaliação que essas pessoas têm em relação aos atrativos e serviços turísticos, como também em relação à programação do carnaval, as atrações locais, as atrações nacionais, a hospedagem no hotel, o artesanato, os museus, os centros de atendimento ao turista, entre outras coisas”.
A previsão do Obstur-MA é que o resultado da pesquisa seja divulgado até o final do mês de fevereiro. Assim que concluída, os dados da pesquisa estarão disponíveis no site do Observatório ([url=https://observatorio.turismo.ma.gov.br/]https://observatorio.turismo.ma.gov.br/[/url]).
São Paulo Segurança na cozinha: Ipem-SP alerta para cuidados no manuseio de botijões de gás
Piauí Governo do Estado reforça monitoramento de metas para ampliar eficiência das políticas públicas no Piauí
Sergipe Agentes de viagens fazem primeira visita de familiarização a Sergipe em 2026 Mín. 22° Máx. 28°





