

A Prefeitura de Cuiabá segue apoiando, neste sábado (14), a realização das programações de Carnaval e dos tradicionais eventos religiosos na capital, em parceria com a Liga dos Blocos Carnavalescos e instituições organizadoras. As atividades seguem até terça-feira (17), com expectativa de reunir aproximadamente 400 mil pessoas ao longo dos dias de programação.
Entre os eventos religiosos, estão o Congresso da Umadecre, da Assembleia de Deus, e o Vinde e Vede, principal encontro católico da Arquidiocese de Cuiabá, que começa neste sábado na Arena Pantanal.
Transporte gratuito
Para ampliar a participação popular, o transporte coletivo municipal é gratuito durante os cinco dias de eventos. A medida reforça a mobilidade e o acesso da população às atividades culturais e religiosas.
Para o Carnaval, a Prefeitura disponibilizou sete diárias de 100 banheiros químicos, além da instalação de tendas e fornecimento de infraestrutura com gradis, palcos e serviços de fechamento de áreas.
O suporte às festividades conta com atuação integrada das secretarias municipais de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, Ordem Pública, Cultura, Saúde, Comunicação e da Limpurb, garantindo organização, segurança e prestação de serviços públicos.
Mesmo com o ponto facultativo no período, os serviços essenciais seguem funcionando normalmente, como atendimento de saúde 24 horas, coleta de lixo, fiscalização de trânsito e Defesa Civil.
A programação carnavalesca descentralizada, organizada pela Liga Carnaval Cuiabá, prevê cerca de 40 mil foliões em blocos e eventos culturais distribuídos pela cidade. Já o Vinde e Vede e o Congresso da Umadecre reúnem, cada um, público estimado em cerca de 30 mil pessoas por dia.
Além das festividades, espaços públicos de lazer e turismo permanecem como opção para a população, como o Parque Tia Nair e o Parque das Águas, abertos diariamente.
Marabá - PA Carnaval 2026: Shows regionais movimentam a primeira noite de Carnaval na Praça do bairro Liberdade
Cultura Espaços administrados pela Fundação Catarinense de Cultura têm alterações nos horários de funcionamento no Carnaval
Cultura Minas Gerais diversifica oferta turística e redesenha mapa das experiências no estado Mín. 22° Máx. 28°





