

O Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), mantém no Circuito Batatinha, no Centro Histórico de Salvador, o Centro de Referência Nelson Mandela como ponto de acolhimento a vítimas de racismo e intolerância religiosa durante o Carnaval. A unidade oferece atendimento psicológico, social e jurídico, além do encaminhamento para registro de ocorrência.
A secretária de Promoção da Igualdade Racial, Angela Guimarães, destacou a importância da iniciativa. “Trata-se de um equipamento público mantido pela Sepromi e pelo Estado, com funcionamento contínuo desde 2013. Além do atendimento permanente, o centro atua nas campanhas de prevenção e enfrentamento ao racismo e à intolerância religiosa durante o Carnaval”, afirmou.
Para quem está na rua, a presença do serviço representa mais segurança. “Eu acho isso muito importante não só no Carnaval, mas no dia a dia, porque muitas pessoas sofrem racismo e, às vezes, não querem se expor. Esse apoio é muito importante para a população”, disse a ambulante Caroline Silva, 30 anos.
A confeiteira Rosimare Cardoso, 33, também destacou o acolhimento oferecido. “A gente se sente mais acolhida e protegida, independente de religião ou raça. Saber que existe um espaço que pode nos apoiar é muito importante”, afirmou.
Durante o Carnaval, além do atendimento no Circuito Batatinha, outros seis postos funcionam nos demais circuitos da festa. As unidades integram o Plantão Integrado dos Direitos Humanos, coordenado pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos.
Além do atendimento presencial, denúncias podem ser registradas 24 horas por meio da ferramenta Zuri, pelo WhatsApp (71) 3117-7448, que realiza acolhimento inicial e encaminha os casos para registro na Delegacia Especializada de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa (Decrin).
Repórter: Letícia Rastelly/GOVBA
Bahia Ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, governador Jerônimo Rodrigues acompanha atrações do Carnaval no Campo Grande
Governo Campanha “Se Ela Pediu Pra Parar, Parou!” reforça cultura do consentimento na chegada do Carnaval
Bahia Turistas aprovam atendimento do Governo da Bahia no Carnaval do Pelourinho
São Sebastião - SP Carna Sepedi leva alegria, inclusão e marchinhas à Praça do Coreto de São Sebastião
Gurupi - TO Matinês levam alegria ao Carnaval de Gurupi 2026; crianças demonstram energia e adultos fazem o ‘esquenta’ para a segunda noite
Governo Cultura e cidadania marcam programação de Carnaval nos Centros Socioeducativos da Funac
Bahia Tenda Cuidar de Quem Cuida oferece descanso, alimentação e cuidados a mulheres que trabalham no Carnaval
Cuiabá - MT Primeiro dia da Operação Volume Legal reforça fiscalização de alvarás e segurança durante o Carnaval
São Paulo Policiais fantasiados de Scooby-Doo prendem trio e recuperam oito celulares Mín. 22° Máx. 28°





