

As atrações deste sábado (14) levaram uma multidão colorida à Avenida Litorânea, em São Luís, para o segundo dia oficial de folia do Circuito Vem Pro Mar. Segundo estimativa da Polícia Militar, 700 mil pessoas passaram pela orla ao longo do dia para ver artistas locais e de renome nacional, como Claudia Leitte, Anitta e Zé Cantor. A cada ano, a festa se projeta como uma das maiores do Nordeste em números de brincantes, relevância e segurança.
A sequência de shows iniciou pela manhã, com o Samba da Tamarineira, seguido por Jeydson Araujo e Paulinho Melodia. À tarde, o Bloco 100 Sigilo manteve o circuito em movimento, abrindo caminho para um dos momentos mais aguardados do dia: o show de Claudia Leitte, que transformou a Litorânea em um imenso corredor da alegria.
Com roupas e chapéu bordados de miçangas, Cláudia Leitte homenageou o Bumba Meu Boi e elogiou o evento. No palco, a artista declarou: “o Maranhão é a riqueza cultural desse país e vocês têm que fazer cada vez mais festas com essa qualidade. Vocês notaram que eu 'tô' com jeito maranhense? Eu 'tô me achando'. A energia de vocês é única", afirmou a cantora.
Na sequência, Nubia com o reggae, e Zé Cantor com o forró deram continuidade à programação, reforçando a diversidade musical do circuito e a presença de artistas que dialogam com diferentes públicos.
"Para mim, sem dúvida, está sendo um dos maiores e melhores do Brasil. É um privilégio e uma felicidade estar aqui junto com esse povo maravilhoso e mostrar um pouco do nosso forró, da nossa música e levantar essa plateia", disse Zé Cantor.
No início da noite, Os Tropix agitaram o público com um repertório variado. Eles prepararam os ânimos para outro destaque nacional: o irreverente Bloco da Anitta.
Na reta final do sábado, a energia seguiu nas alturas com Confraria do Copo e Erick Andrade, encerrando a programação.
Com presença massiva de público no cartão postal de São Luís, o circuito Vem Pro Mar se tornou grandioso. Em 2026, a expectativa é receber mais de 4,5 milhões de pessoas ao longo dos cinco dias na orla da capital maranhense. O evento traz no escopo da festa popular a estratégia de valorização cultural, promoção turística nacional e fortalecimento da economia criativa.
A beneficiária do Programa Minha Renda, Gracenilde Campos, aproveita para complementar o orçamento familiar com a venda de lanches. “É uma programação super especial. Estamos aqui com muita diversão e felicidade na Avenida Litorânea. Quero agradecer ao nosso governador, Carlos Brandão, por essa belíssima oportunidade de trazer os beneficiários para trabalhar nesse programa, que gera emprego e renda para as famílias maranhenses", relatou Gracenilde.
“O Carnaval da Litorânea está sendo um sucesso total. Os vendedores, em geral, incluindo os ambulantes, estão faturando bem e com alegria estampada no rosto. Quero agradecer ao governador Carlos Brandão, que tem garantido oportunidades a pais e mães de famílias", afirmou Márcio Pinheiro, presidente do Sindicato dos Vendedores Ambulantes.
A programação que reúne grandes atrações locais, regionais e nacionais é promovida pelo Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secma). E, neste domingo (15), tem mais. A festa recomeça às 11h e será puxada pelo Bloco Mixiricu, Bloco do Cruz, Grupo Griô, Jegue Folia, Bloco 24/48, Bloco do Reggae GDAM, Calcinha Preta, Bicho Terra, Zé Vaqueiro, Márcio Kizoera e Felipe Amorim.
Diversão com segurança
O forte esquema de segurança do Governo do Maranhão atua de forma integrada durante as apresentações.
A Operação Carnaval Seguro 2026 mobiliza, só em São Luís, cerca de 4 mil policiais e bombeiros com policiamento a pé, viaturas, motocicletas, patrulhamento na faixa de areia, videomonitoramento contínuo, além de pontos de revista dos foliões e apoio do Centro Tático Aéreo (CTA). No estado todo, o efetivo da segurança chega a 8 mil agentes.
Bahia Bloco “Me Deixe à Vontade” promove inclusão e acessibilidade no Carnaval de Salvador com apoio do Governo da Bahia
Bahia Ilê Aiyê leva resistência dos povos afro e indígena para a avenida no Carnaval 2026
Governo Foragidos são presos após flagradas pelo sistema de reconhecimento facial da Avenida Litorânea, em São Luís
São Paulo Operação Carnaval soma 33 prisões com apoio de drones e câmeras do Muralha Paulista
Bahia Polícia Militar reforça segurança com tecnologia e amplo efetivo no Carnaval da Bahia 2026
Bahia Ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, governador Jerônimo Rodrigues acompanha atrações do Carnaval no Campo Grande Mín. 21° Máx. 33°





