

Praticar exercícios físicos é essencial para garantir uma vida próspera e de qualidade. No estado de São Paulo, mais da metade da população exerce alguma atividade física, de acordo com dados da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados de São Paulo (Seade). Em 2019, a porcentagem era de 39%.
O destaque fica para o avanço no número de pessoas com mais de 60 anos que praticam alguma atividade física. Em 2019, apenas três a cada dez idosos praticavam algum esporte. Enquanto isso, dados de 2025 mostram que 52% dessa faixa etária são esportistas. De acordo com o estudo, esse índice revela maior conscientização sobre os benefícios do autocuidado e da manutenção da funcionalidade física.
A pesquisa ouviu moradores de todas as regiões do estado por meio de entrevistas remotas realizadas em setembro de 2025. Em comparação às pesquisas realizadas em 2019, 2023 e 2024, os dados revelam que o hábito de se exercitar foi incorporado por boa parte da população.
A adesão à prática de atividades físicas é maior entre homens e cresce conforme aumenta a escolaridade e a renda familiar. Segundo o estudo, oito em cada dez praticantes afirmam realizar atividades duas ou mais vezes por semana. Ao mesmo tempo, três a cada dez dedicam mais de uma hora diária para práticas esportivas. Esses índices refletem a percepção consolidada sobre os benefícios da regularidade da prática de exercícios.
Em relação às variações etárias, chama a atenção a redução na porcentagem de jovens até 29 anos fisicamente ativos. De acordo com o Seade, só no último ano, houve queda de oito pontos porcentuais entre os que se exercitam, de 61% para 53%. O recuo pode ser explicado a partir da diminuição do interesse por comportamentos saudáveis, estimulados no período pós-pandemia, e na retomada das atividades presenciais de estudo e trabalho.
Governo Blocos e grupos tradicionais fizeram a festa no circuito Madre Deus no último sábado
Piauí Governo do Estado investe mais de R$ 300 milhões na infraestrutura hídrica e reforça combate à seca no Piauí
Geral Exposição a multidões no carnaval traz riscos à saúde dos animais
Acre O serviço público e o compromisso de priorizar as pessoas
Acre Em 16 anos, carne e grãos desafiam hegemonia do extrativismo e redesenham a economia acreana
Acre Comunicar na Amazônia: os desafios e as estratégias do sistema público do Acre
Planejamento Locação de geradores para a Fundação de Atendimento Sócio-Educativo está na Agenda Celic de 18 a 20 de fevereiro
Acre Educação do Acre avança na conectividade de escolas rurais e indígenas
São Paulo Do trauma à superação: o tiro com arco como caminho de recomeço de atleta do Talento Esportivo Mín. 21° Máx. 33°





