

O Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), apoia a realização de festas e eventos ligados ao período carnavalesco em Aracaju e em diversos municípios do interior. As ações envolvem a viabilização da programação e a contratação de atrações artísticas em diferentes formatos de celebração.
Para o presidente da Funcap, Gustavo Paixão, a descentralização e o alcance territorial da programação são diferenciais. “Quando o Estado apoia uma programação que alcança a capital, povoados e municípios do interior, ajudamos a manter tradições, ampliamos o espaço para artistas sergipanos e movimentamos a economia criativa, com impacto direto para músicos, técnicos, comércio local e trabalhadores temporários”, destaca.
Em Aracaju, o apoio contempla blocos e projetos distribuídos por diferentes bairros, fortalecendo o Carnaval de rua e ampliando o acesso do público às festividades. Entre as ações apoiadas estão o Carnaval do Bairro São Conrado, o Bloco As Mariposas e o Projeto Rasgadinho 2026. O desfile do Bloco Galo do Augusto Franco, a 8ª edição do CarnaLúcia e o Bloquinho Thundercat, do bairro Ponto Novo, já foram realizados no início de fevereiro.
No interior, a programação reúne carnavais municipais e celebrações tradicionais do período. Em São Cristóvão, o apoio contempla o Bloco Frevorando, o Bloco Flapaixão e o Bloco de Carnaval da Enseada. O Bloco Frevorando, o Bloco Cepo de Ouro, em Salgado, a Festa da Padroeira Nossa Senhora de Lourdes, no povoado Rita Cacete, em São Cristóvão, e a Festa da Padroeira Nossa Senhora do Amparo, em Amparo de São Francisco, foram realizados na semana que antecedeu o Carnaval.
Também estão contempladas a Festa de Santos Reis (Beleza e Tradição), em Macambira; a Festa das Cabacinhas do povoado São Mateus, em Gararu — município que também conta com apoio ao seu Carnaval —; o Carnaval da Gente, em Simão Dias; e a 2ª edição do Bloco Inova, no mesmo município.
O sertão e o litoral sergipano também integram a programação apoiada, com o Carna Arrocha 2026, em Canindé de São Francisco; o Carnaueira 2026, na Praia da Caueira, em Itaporanga d’Ajuda; o Carnaval do povoado Curralinho 2026, em Poço Redondo; o Carnaval do Povo 2026, em Itabaianinha; o tradicional Carnaval de Neópolis 2026; e o Carnaval de Pirambu 2026.
Segundo Gustavo Paixão, o apoio do Governo de Sergipe reafirma o compromisso com a valorização cultural em todas as regiões do estado. “Nosso objetivo é fortalecer as manifestações populares, garantir que a cultura chegue a mais pessoas e assegurar que o Carnaval continue sendo um espaço de celebração, geração de renda e afirmação da identidade do povo sergipano”, conclui.




Acre Estado usa tecnologia de reconhecimento facial para garantir segurança no Carnaval
São Paulo Chatbot contra desinformação criado por alunos da USP vence desafio internacional de IA
Bahia Balanço da SSP aponta redução da criminalidade e reforço tecnológico no Carnaval da Bahia 2026
Governo Governo do Maranhão promove treinamento para fortalecer vigilância contra arboviroses
Sergipe Governo reforça prevenção no Carnaval com distribuição de preservativos e ações educativas
Caruaru - PE Homem com mandado de prisão por homicídio é detido pela Guarda Municipal no Centro de Caruaru
Polícia Civil - MS Polícia Civil cumpre mandado de prisão preventiva por descumprimento de medidas protetivas e violência doméstica em Campo Grande
Governo Blocos e grupos tradicionais fizeram a festa no circuito Madre Deus no último sábado
Piauí Governo do Estado investe mais de R$ 300 milhões na infraestrutura hídrica e reforça combate à seca no Piauí Mín. 21° Máx. 33°





