

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) apresentou o balanço da operação Carnaval da Bahia 2026, que registrou redução de 35% dos crimes contra o patrimônio (roubos e furtos), no terceiro dia oficial da folia na capital, encerrado na madrugada deste domingo (15). O governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado pelo vice-governador e coordenador-geral do Carnaval, Geraldo Júnior, participou da reunião, realizada no Quartel dos Aflitos.
O governador ressaltou que a orientação é priorizar a prevenção. “Quando usamos tecnologia para identificar pontos críticos e antecipar problemas, estamos prevenindo. Mas, além disso, há a presença efetiva da polícia nos circuitos, ao lado dos trios, nos arredores e em toda a cidade. Isso mostra o nosso compromisso com uma segurança pública de qualidade”, enfatizou Jerônimo.
No âmbito da tecnologia, o Sistema de Reconhecimento Facial da SSP acumula 34 foragidos da Justiça localizados. Os procurados respondiam por homicídio, tráfico de drogas, roubo, violência contra a mulher e dívida de pensão alimentícia. Em um dos portais de abordagem, equipamento que retirou pouco mais de 5 mil itens proibidos dos circuitos, um homem foi preso em flagrante com uma arma de fogo. Os detectores de metais auxiliaram na localização da pistola.
O vice-governador e coordenador do Carnaval, Geraldo Júnior, destacou a atuação integrada das forças de segurança durante a folia. “Hoje realizamos a terceira reunião de avaliação da atuação das forças da segurança pública. São mais de 40 órgãos estaduais envolvidos, em ações transversais de diversas secretarias de governo. Os números mostram que estamos construindo um Carnaval da Paz, com inclusão social, geração de renda e movimentação da economia”, apontou Geraldo.
Completando a lista de prisões, cinco criminosos foram capturados por associação ao tráfico, além de outros presos por furto, vias de fato e resistência. Fechando os registros, duas pessoas ficaram feridas após uma briga na região do Campo Grande. Forças Policiais atuam de forma integrada com o objetivo de esclarecer as circunstâncias do caso. Câmeras de segurança na região são analisadas pelas Polícias Civil e Técnica.
Informações sobre a ocorrência podem ser repassadas, com total sigilo, através do telefone 181 (Disque Denúncia da SSP). O anonimato é garantido por lei.
Fonte: Ascom/SSP com informações do repórter: Tácio Santos/GOVBA
São Paulo Estudo mostra sintomas depressivos que indicam maior risco de demência na meia-idade
Gurupi - TO Gurupi segue em clima de Carnaval com segunda matinê e penúltima noite de grandes atrações
Gurupi - TO Gurupi segue em clima de Carnaval com segunda matinê infantil e penúltima noite de grandes atrações
Fazenda Primeira rodada do Receita Certa do governo do Estado em 2026 premia mais de 3 milhões de pessoas na Nota Fiscal Gaúcha
São Paulo SP Por Todas: Governo de SP reforça proteção às mulheres do Sambódromo aos blocos
Bahia Carnaval do cuidado: governador visita Ilha de Hidratação no Campo Grande e destaca importância da ação Mín. 21° Máx. 33°





