

Cereal mais consumido do mundo, a produção de milho ganhou destaque no estado de São Paulo em 2025. O Valor de Produção Agropecuária (VPA) paulista do grão atingiu mais de R$ 4 bilhões no último ano, com uma variação positiva de 26,24% em relação a 2024, segundo estimativa preliminar divulgada pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA).
Além do aumento do VPA, que o coloca entre os 10 maiores produtos cultivados no estado, a produção do milho paulista apresentou um crescimento considerável na safra 2024/25, com progressão de 14,30% no volume cultivado.
As cinco regiões que mais se destacam na produção são Itapeva, Assis, Ourinhos, São João da Boa Vista e Presidente Prudente. Juntas, representam mais de 58% do cultivo do milho no Estado. Sandro Lemos Parise, engenheiro agrônomo e especialista em grãos da Diretoria de Assistência Técnica Integral (CATI) na região de Assis, destacou os motivos do destaque regional no cultivo do milho.
“A região de Assis é considerada o berço da produção do milho safrinha, que é o sistema de produção predominante no estado de São Paulo e no Brasil e onde as primeiras pesquisas se iniciaram no início da década de 90, quando diminuiu a plantação de trigo depois da soja”, explicou.
“O crescimento da cultura no estado é mais uma demonstração da força do agronegócio paulista. Para isso, investimos em pesquisas e extensão rural aos produtores de milho, uma cultura de importância vital para o mundo todo. A ascensão do grão, com relevância na plantação e em diversas cadeias, reforça o nosso papel de destaque no setor”, disse o secretário de Agricultura e Abastecimento, Geraldo Melo Filho.
Para Bernhard Kiep, diretor da Associação Brasileira dos Produtores de Milho e Sorgo (ABRAMILHO) e produtor do grão, o estado de São Paulo possui um grande potencial para seguir em crescimento da produção da cultura, especialmente pelos benefícios que a cultura oferece e pelas demandas que atende no Estado.
“O milho tem se tornado uma cultura cada vez mais importante para o Estado de São Paulo e o Brasil como um todo, e é importante que os agricultores paulistas reflitam sobre os benefícios que essa cultura traz à sanidade do solo, como a melhoria de sua qualidade, por meio da palhada e do material orgânico que ele deixa após a colheita. Além disso, existe uma demanda crescente, impulsionada pelo abate de suínos, bovinos e aves no Estado. Dessa forma, há um grande potencial para explorarmos melhor a cultura do milho em São Paulo, e a Abramilho apoia cada vez mais os produtores”, disse Kiep.
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) participa ativamente, oferecendo auxílio e suporte aos produtores de milho. O programa Milho+SP, da Diretoria de Assistência Técnica Integral (CATI), é um projeto focado em ações para a melhoria do cultivo do grão nas propriedades e conta com a parceria das empresas: Brevant e Pioneer, Yara, Corteva e Valtra.
O trabalho do programa Milho+SP tem foco em duas estratégias: incentivo ao cultivo de milho na reforma de pastagens e o aumento da produtividade em áreas já cultivadas, por meio de transferência de tecnologia e melhorias no manejo. As ações são realizadas por meio de palestras, campos demonstrativos, vitrines tecnológicas, encontros técnicos e dias de campo.
“O programa conta com diversas unidades demonstrativas ao longo do Estado de São Paulo, apresentando treinamentos, capacitações e divulgação de boas práticas e de tecnologias, inclusive comerciais, que podem ser utilizadas para aumentar o teto produtivo e promover a sustentabilidade do produtor, gerando benefícios”, destacou Parise.
Além disso, a SAA também contribui com o desenvolvimento de novas cultivares e a pesquisa do grão no estado de São Paulo. O Instituto Agronômico (IAC-APTA), através do Programa de Melhoramento de Milho, lançou em dezembro de 2025 dois novos híbridos de milho branco: o IAC 2027 e o IAC 2039, visando ao mercado de canjica e de farinha branca, com forte cultivo no sudoeste paulista e alto valor, por ser um produto convencional e gourmet.
A pesquisadora e melhorista de milho do IAC, Maria Elisa Zagatto, comentou sobre as tecnologias e iniciativas de melhoramento do milho no estado, destacando a demanda por cultivares convencionais (não transgênicas) de milho para nichos de mercado, principalmente milho-verde, milho-pipoca, milho branco, e falou da importância do uso dos novos híbridos de milho do IAC: “O uso de cultivares do IAC será inovador para o mercado de alimentação humana e o manejo eficiente no Estado”.
Cidades Prefeitura de Vitória da Conquista suspende cobrança da Tarifa de Pós-Utilização na Zona Azul por tempo indeterminado
Acre No feriado de Carnaval, Saúde do Acre promove primeiro mutirão de cirurgias de 2026 em Brasileia
São Paulo Estação da Luz da CPTM completa 159 anos como símbolo de história e cultura de São Paulo
São Paulo Trem chega à estação Morumbi pela primeira vez rumo à abertura da Linha 17-Ouro
Cuiabá - MT Com mais de 20 eventos, Carnaval de Cuiabá convida população para dias de festa e cultura
Gurupi - TO 3ª noite do Carnaval de Gurupi consolida sucesso da festa com público expressivo e show de Vitinho Imperador
Geral Advogada orienta sobre como se proteger de crimes digitais no carnaval
Gurupi - TO Folia que gera oportunidades: melhor Carnaval do Norte do país impulsiona renda e fortalece o comércio em Gurupi
Infraestrutura Cemig alerta para cinco riscos elétricos que parecem inofensivos, mas que colocam vidas em perigo Mín. 20° Máx. 35°





