

A rede de urgência e emergência no Nordeste e no Jequitinhonha ganhou reforço com a inauguração de seis novas bases descentralizadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). As unidades foram implantadas pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Nordeste e Jequitinhonha (Cisnorje), com apoio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) .
As novas bases do Samu foram entregues entre dezembro de 2025 e fevereiro deste ano, e vão ampliar a assistência pré-hospitalar na região. A iniciativa fortalece a parceria entre União, Estado e municípios para garantir mais agilidade, segurança e cuidado à população.
"As novas bases são resultado da profícua parceria entre o estado de Minas Gerais, o consórcio e os municípios da região, reforçando o compromisso conjunto com a ampliação e qualificação da rede de urgência no território", afirma o superintendente regional de Saúde de Teófilo Otoni, Leonardo Figueiredo.
Ao todo, serão nove bases. Já estão em funcionamento as unidades de Setubinha, Bandeira, Gouveia, Ataléia, Salto da Divisa e Machacalis. Nos próximos meses, também serão abertas as bases de Palmópolis, Nova Módica e Caraí.
Base de Machacalis
A inauguração da base do Samu em Machacalis reuniu representantes do Cisnorje, autoridades municipais e regionais, além de profissionais do Samu. Para demonstrar à população como funciona o atendimento, foi realizada uma simulação de acidente no Mercado Central da cidade.
A ação evidenciou a importância da resposta rápida, da estabilização do paciente ainda no local e do transporte seguro até a unidade de referência. A atividade também aproximou o serviço da comunidade e ajudou a divulgar informações sobre quando e como acionar o Samu.
Outras bases
Em Salto da Divisa, a nova unidade amplia o suporte às comunidades da divisa entre Minas Gerais e Bahia, permitindo respostas mais rápidas e transporte adequado de pacientes em estado grave.
Em Setubinha, a base foi recebida como avanço para a mobilidade das equipes e maior agilidade nas ocorrências do município e do entorno, e já em Bandeira, a estrutura fortalece a assistência na microrregião, beneficiando especialmente áreas rurais e de difícil acesso.
Em Gouveia e Ataléia, a chegada do serviço amplia a capacidade de atendimento e representa mais um passo na consolidação da rede regional de urgência.
Fortalecimento da rede
Com as seis bases em funcionamento, o Cisnorje amplia a cobertura nos vale do Mucuri e do Jequitinhonha. A medida contribui para reduzir o tempo de resposta, dar mais segurança ao deslocamento das ambulâncias e oferecer atendimento mais rápido à população. Para a SES-MG, as inaugurações reforçam a política de descentralização e a expansão permanente da Rede de Urgência e Emergência em Minas Gerais.
Goiás Nova ferramenta do aplicativo Ipasgo Saúde facilita agendamento de consultas
Cuiabá - MT Centro Médico Infantil de Cuiabá supera meta e ultrapassa 7 mil atendimentos em menos de dois meses
Saúde Secretaria da Saúde reforça orientações sobre onde buscar ajuda na rede pública no Paraná
Piauí HGV reduz tempo de espera por cirurgias eletivas para menos de 60 dias
Sergipe Verão Sergipe na Caueira reforça posição do estado como o mais seguro do Nordeste
Sergipe Empreendedores comemoram geração de renda no Verão Sergipe na Praia da Caueira
Amazonas Governo Presente: Entrega de óculos para crianças, oferta de consultas e exames marcam serviços da SES-AM, no bairro Tarumã
Goiás Goiás garante acesso integral ao diagnóstico e tratamento do câncer
Piauí Eficiência na saúde: Piauí é o primeiro estado a cumprir 100% das metas de detecção precoce do câncer Mín. 20° Máx. 35°





