

Por: Heliana Oliveira – Secom Gurupi
Fotos: Lino Vargas/ Diogo Araújo

Depois de três noites de muita folia, música e alegria, os apaixonados pelo Carnaval chegaram à última noite da festa em Gurupi, nesta segunda-feira, 16, com energia de sobra para espalhar pelo circuito, despedindo-se de mais uma edição considerada um grande sucesso do maior Carnaval do norte do país.
Logo nas primeiras horas da programação, os foliões já tomaram conta da avenida e foram “arrastados” por artistas locais, como Mário Souza e Amigos do Samba, que aqueceram o público e prepararam o clima para a primeira atração nacional da noite. O grupo baiano de axé Rapazzola levantou a multidão com um repertório repleto de clássicos carnavalescos, interação com o público, que cantou junto, dançou e transformou o circuito em um verdadeiro cenário de alegria. O vocalista da banda agradeceu à gestão municipal pela oportunidade de estar na cidade e elogiou a organização do evento.
A animação seguiu sem pausas. Também passaram pelo circuito Zdubai, Jeferson Alves, Nailson Lima e Forró de Luxxo. A banda nacional Voa Dois manteve o ritmo contagiante da festa. A programação continuou madrugada adentro com shows de Deusa Pinheiro, Kaio Fonseca, Leandro Macedo, Isaac Rodrigues, Tarcío Silva, Iggor Cunha, Dayanna e Patrick Costa.

A prefeita, Josi Nunes, que acompanhou as quatro noites de folia, destacou que os foliões se despediram querendo ‘bis’ e que a cidade respirou, nos últimos dias, essa cultura tão brasileira. Segundo ela, Gurupi viveu intensamente a festa, com grande movimentação econômica. “Foi uma festa de sucesso. O Carnaval também fomenta a economia local, gera renda e alegria para a população. Isso confirma que Gurupi precisa manter essa tradição”, afirmou.
O vice-prefeito, Adailton Fonseca, ressaltou a organização e a tranquilidade do evento. “Foi um carnaval tranquilo, bem organizado, com grande participação popular e segurança reforçada, permitindo que as famílias participassem com tranquilidade. Finalizamos com um balanço bem positivo. A tradição precisa ser mantida, sempre acompanhando as mudanças da sociedade. A gestão está de parabéns e a população recebeu muito bem os turistas. Concluímos com chave de ouro”, disse.

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Liliane Pagliarini, avaliou positivamente toda a programação. “É muito bom ver um carnaval sem intercorrências, com presença das famílias. Tivemos as matinês, que contaram com grande participação de crianças, além da festividade no Trevo da Praia. O sentimento é de dever cumprido e já começamos a planejar 2027 para consolidar Gurupi como cidade de grandes eventos”, ressaltou.
Governo do Estado
Representando o governador Wanderlei Barbosa, a secretária de Estado do Turismo, Ana Maria Monteiro, prestigiou a última noite e destacou a importância cultural e econômica da festa. Ela enfatizou que o governador é um grande incentivador das manifestações culturais e populares, e que o evento fortalece a economia local e valoriza a cultura regional.
Foliões aprovam evento

A corredora Fernanda Sena participou da quarta noite ao lado de amigas do grupo de corrida. Elas organizaram uma corrida de 8 km fantasiadas e, depois, seguiram para o circuito. “Festa ótima, muito bem organizada, e mesmo após os 8 km ainda temos disposição para curtir toda a programação”, comentou.
O servidor público Léo Guimarães, que se considera um folião tradicional, aproveitou os quatro dias de festa com amigos em um bloco e elogiou a estrutura e a programação.
A autônoma Luana Martins participou das quatro noites com o esposo e a filha de 12 anos, já apaixonada pela folia. “A cada ano a Prefeitura se supera. Foram quatro noites maravilhosas, programação excelente e evento de muita qualidade. Amamos!”, relatou.
O farmacêutico Adriano Araújo também aprovou e disse que o Carnaval 2026 vai deixar muita saudade. “Evento muito organizado, estrutura de qualidade, ótima escolha dos artistas, tanto os nacionais, como os regionais. Apenas agradecer à organização por nos oportunizar viver momentos tão alegres”, disse.
Desfile dos Blocos

A última noite também foi marcada pelo tradicional desfile dos blocos carnavalescos, um dos momentos mais aguardados da programação. O bloco Pé de Porco abriu o desfile com muita animação. Em seguida, o Pega Pra Capá apresentou o tema “Quando o Carnaval vira Copa”. O Inimigos do Fim foi o terceiro a desfilar, seguido pelo Bora. O bloco Carrasca encerrou com o tema “Do Samba ao Gol: a festa que une o Brasil”, com diversas alas.

Premiação

O bloco Carrasca conquistou o primeiro lugar com 257 pontos e receberá uma premiação de dez salários-mínimos. O segundo lugar ficou com o Pega Pra Capá, com 204 pontos, e receberá cinco salários; e o terceiro lugar ficou com o Bora, com 131 pontos, que receberá três salários-mínimos.
O presidente do Carrasca, Victor Daniel Fernandes, comemorou o título e destacou a evolução do grupo. Segundo ele, em 2025 o bloco estreou na avenida e ficou em segundo lugar na competição, e neste ano a união e o esforço garantiram a vitória. Para 2027, a meta é trabalhar ainda mais para buscar o bicampeonato. Por fim, a diretoria do bloco agradeceu a gestão pelo incentivo e por manter viva essa tradição do Carnaval de Gurupi.









PM - MS Polícia Militar prende homem por tráfico de drogas e fecha boca de fumo em Sonora
Acre Em Cruzeiro do Sul, governo reforça ações de prevenção à violência contra a mulher durante as noites de Carnaval
Acre Nota pública sobre declarações proferidas por treinador de futebol no Acre
Bahia Corpo de Bombeiros reforça prevenção no último dia de Carnaval
São Paulo Governo de SP anuncia calendário esportivo para 2026
Geral Veja dicas para proteger seu celular de golpes virtuais no carnaval
Cidades Mutirões de de limpeza da Sesep vão atender Kadija, Vilas Serranas, Recreio, Candeias, Guarani e outras localidades
Bahia Maior cruzeiro da temporada chega a Salvador e passageiros são recebidos em clima de Carnaval
Cuiabá - MT Prefeitura de Cuiabá reforça proteção às mulheres com van do projeto “Cuiabá Acolhe Mulheres” Mín. 23° Máx. 32°





