

Os blocos da Chave Especial do Carnailha 2026 proporcionaram grande espetáculos no Circuito Carnailha 2026 nas noites desta segunda (16) e terça-feira (17). Por conta da forte chuva que caiu em Parintins na noite de segunda-feira, somente o bloco Os Metralhas conseguiu finalizar seu desfile. Os blocos carnavalescos Bad Boy, Império do Palmares, FAX, Unidos do Itaúna e Rubro Negro fizeram suas apresentações na noite de terça-feira.
A mudança nas apresentações dos blocos da Chave Especial foi definida em reunião promovida pelo prefeito Mateus Assayag com a Comissão Organizadora do Carnailha 2026 e presidentes dos blocos. Por conta da chuva foi alinhada a transferência dos cinco blocos restantes para a noite desta terça-feira. A decisão priorizou a segurança dos brincantes e a melhor organização do espetáculo.
O prefeito de Parintins, Mateus Assayag, ressaltou que, durante reunião realizada com presidentes dos blocos, a segurança dos foliões foi colocada em primeiro lugar devido a utilização de energia elétrica em alta voltagem e sistemas de iluminação, acarretando na transferência do desfile de cinco blocos para a noite deste terça-feira.
“Para que pudesse realmente resguardar as vidas, não colocar ninguém em perigo com a chuva forte que caiu ontem, nós transferimos a apresentação para hoje, terça-feira, terceira noite do Carnailha, com o tempo reduzido, para que a gente também não comprometa a apresentação do Carnaboi, que tem toda uma programação até a madrugada. Principalmente pela questão da segurança dos nossos foliões, dos participantes dos blocos, para não comprometer também a apresentação, a plástica e a beleza da apresentação dos blocos, foi transferido para hoje”, explicou o prefeito Mateus Assayag. Segundo ele, toda a beleza e grandiosidade do espetáculo proporcionada pelos blocos foi mantida nas apresentações ocorridas na noite desta terça-feira.
A vice-prefeita Vanessa Gonçalves classificou a mudança nas apresentações dos blocos da Chave Especial como muito positiva, em vista da prioridade dada à segurança dos brincantes e do público que prestigia o Carnailha 2026. "A medida foi acertada porque nós tivemos chuva ontem. Não colocamos em risco e pensamos na segurança de todos os brincantes, todos os blocos. E hoje está sendo um grande espetáculo, eles estão se apresentando divinamente bem, estão mostrando que já estavam preparados desde ontem, mas por conta da chuva se apresentaram hoje”, disse.
Abaixo, você confere um resumo das apresentações de cada bloco da Chave Especial do Carnailha 2026:
Os Metralhas
Primeira agremiação a se apresentar na segunda noite do Carnailha 2026, o bloco Os Metralhas apresentou o tema “Levanta poeira com os garis da ilha”. O desfile exaltou os garis de Parintins, servidores que atuam diariamente na limpeza das ruas praças e logradouros públicos da cidade. Os profissionais foram homenageados e transformados em artistas e condutores de sonhos na avenida. Com um abre alas composto por dançarinos representando os garis, o bloco também levou um módulo alegórico representando um carro coletor em homenagem aos profissionais da limpeza.
Bad Boy
Com destaque à imigração japonesa no Brasil, o bloco Bad Boys levou para o Circuito Carnailha o enredo “Parintins abraça forte o Japão no centenário da imigração”. Durante sua apresentação, o bloco carnavalesco destacou a vinda dos japoneses ao Brasil, com destaque à chegada na Região Amazônica. No desfile, o grupo exaltou toda a importância cultural e econômica dos imigrantes para a região, com destaque a artes marciais, vestimentas e a cultura nipo-brasileira em geral. Projetos desenvolvidos pela colônia japonesa em Parintins também foram enaltecidos.
Império dos Palmares
Seguindo as apresentações dos blocos da Chave Especial, o bloco Império dos Palmares levou para o Circuito Carnailha o tema “A Menina dos Olhos da Amazônia: Presidente Figueiredo”. Na avenida, o Império dos Palmares celebrou seus 20 anos de Carnailha com o enredo dedicado à Terra das Cachoeiras, sua gente, suas belezas naturais e riquezas. O bloco destacou as cachoeira e o galo da serra, símbolos de Presidente Figueiredo, município pertencente à região metropolitana de Manaus.
FAX
Quarto bloco a se apresentar no Circuito Carnailha, o bloco FAX (Foliões da Amazônia Xamanística) defendeu o tema “Mulher: Força, Resistência e Coragem”. Atual campeão da Chave Especial no Carnailha, o bloco levou para a avenida uma homenagem à mulher, sendo uma voz contra o machismo, misoginia e toda forma de opressão. No enredo, o bloco Fax evidenciou a força feminina por meio da resiliência, luta por direitos, transformação pessoal, empatia, acolhimento e conquistas. Mensagens contra o feminicídio e preconceito foram destacadas na avenida.
Unidos do Itaúna
Exaltando o enredo “Itaúna e suas Histórias”, o bloco Unidos do Itaúna contou, em sua apresentação a história dos bairros Itaúna I, Itaúna II e Paulo Corrêa. O grupo carnavalesco exaltou a luta de milhares de famílias parintinenses para conquistar um pedaço de chão na década de 90. No desfile, o grupo salientou personalidades e fatos importantes que culminaram com a formação de novos três bairros parintineses que, ao longo do tempo, tornaram-se uma das áreas mais populosas e importantes do município.
Rubro Negro
Representante da massa flamenguista em Parintins, o bloco Rubro Negro foi o último a desfilar na noite de apresentação dos blocos da Chave Especial, defendendo o tema “Guerra na Mundurukânia: Mura x Mundurukus”. O bloco levou para o Circuito Carnailha uma viagem no tempo, contando a história da guerra entre os povos indígenas Mura e Munduruku na região chamada Mundurukânia, localizada no Vale do Tapajós (Estado do Pará), em meados do século XVIII.
Texto: Daniel Sicsú – SECOM
Fotos: SECOM
E-mail: [email protected]
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)
Sorriso - MT Programa Desenvolve Sorriso será lançado nesta segunda-feira (23) com palestra do neurocientista Leandro Mattos
Lucas do Rio Verde 1º Encontro de Aerodesportistas aconteceu em Lucas com apoio da Prefeitura
Lucas do Rio Verde Novo Símbolo Internacional de Acessibilidade é tema de palestras promovidas pela Guarda Civil Municipal Mín. 18° Máx. 28°





