

O mês de fevereiro marca o início de uma jornada de conhecimento e sustentabilidade para milhares de alunos paranaenses na volta às aulas. A Estação Sanepar, projeto de educação ambiental da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), já está na estrada rumo a diversas cidades, levando interatividade, tecnologia e conscientização sobre água, saneamento, consumo consciente e preservação ambiental.
Em dois anos, o projeto deve abranger em torno de 230 mil estudantes em 185 municípios paranaenses. Somente neste mês, a Sanepar estima alcançar mais de 9 mil alunos em 33 escolas da rede pública de ensino em dez municípios.
Dividido em três lotes, o projeto consegue atender simultaneamente diferentes regiões. Em fevereiro, a Estação Sanepar estará presente nas cidades de Matinhos, Quedas do Iguaçu, Laranjal, Ventania, São Manoel do Paraná, São João do Caiuá, Cidade Gaúcha, Paraíso do Norte e Nova Londrina.
Por meio de unidades móveis, os alunos participam de jogos virtuais educativos e interagem com as mascotes Aqualino e Sane, a heroína da água. Além disso, maquetes e jogos de tabuleiro gigantes ajudam a demonstrar, de forma prática, como funciona a captação, o tratamento e a distribuição da água, e ainda os processos de coleta e tratamento de esgoto.
Para a Sanepar, o objetivo do trabalho vai além da sala de aula. Ao entenderem o funcionamento do saneamento básico, os alunos tornam-se multiplicadores das boas práticas de sustentabilidade ambiental.
"A Estação Sanepar transforma conceitos técnicos em vivências práticas. Quando a criança entende de onde vem a água e para onde vai o esgoto, ela passa a valorizar o meio ambiente de forma definitiva", destaca a gerente de Desenvolvimento Socioambiental da Sanepar, Palloma de Felix Milczewski Costa.
Em cada município, a Estação Sanepar conta com o apoio das Prefeituras e das Secretarias Municipais de Educação. "Essa união de esforços garante que o conteúdo chegue à comunidade escolar de forma organizada e eficiente, transformando cada aluno em um multiplicador de boas práticas ambientais na escola, na família e na comunidade", reforça.
EXEMPLOS POSITIVOS - Os 209 alunos da Escola Municipal Castelo Branco, em Quedas do Iguaçu, receberam com entusiasmo a Estação Sanepar no início do mês. Para a diretora Paula Maria Laskoski Hermes, as atividades foram um diferencial neste início de ano letivo. “É um projeto fantástico, com pessoal muito bem preparado e dinâmico. Abordaram questões de grande valia para nossas crianças, focando na preservação da água, no acesso, no processo de tratamento e no uso consciente da água. As crianças amaram e toda a equipe também”, disse.
A diretora da Escola Municipal Araucária, Eliete Aparecida da Rocha, também de Quedas do Iguaçu, considera que o projeto pedagógico Estação Sanepar foi de grande relevância para a comunidade escolar, com a participação de 115 estudantes. Ela conta que os alunos demonstraram interesse e curiosidade, realizando perguntas, interagindo e compartilhando experiências sobre o consumo de água em suas casas.
“A apresentação foi conduzida de forma clara, didática e adequada à faixa etária dos estudantes, favorecendo a compreensão e a participação ativa de todos. A abordagem prática e contextualizada contribuiu para ampliar a conscientização quanto à importância da preservação dos recursos hídricos e do cuidado com o meio ambiente”, afirmou.
Cidades Edital 001/2026: prova objetiva para o programa de residência multiprofissional acontece nesta quinta,19
Marabá - PA Sine: Painel de vagas de emprego disponíveis na quinta-feira, 19 de fevereiro
Portos do Paraná Porto de Paranaguá concentra quase metade das exportações de frango do Brasil
Mato Grosso do Sul Governo de MS reforça medidas de controle de gastos para preservar equilíbrio fiscal e assegurar investimentos
Desenvolviment... Rede de apoio: atendimento à fauna silvestre aumenta 61,3% em um ano no Paraná
Geral Seleção complementar do serviço militar feminino termina nesta sexta Mín. 18° Máx. 28°





