

Com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) recebeu equipamentos e insumos destinados ao fortalecimento de atividades de pesquisa, extensão e inovação voltadas à Agroecologia e à Produção Orgânica.
Entre os itens, destaca-se um tratorito, entregue na Fazenda Experimental da UVA (FAEX), que será utilizado nas atividades do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica da UVA (EcoVive). O equipamento contribuirá diretamente para o desenvolvimento de ações práticas em campo, apoiando experimentos, áreas demonstrativas e iniciativas de formação voltadas à sustentabilidade e ao fortalecimento da agricultura de base ecológica.
O momento contou com a presença da reitora, professora Izabelle Mont’Alverne; do professor Jorge Souza, do curso de Agronomia; da professora Claudia Goulart, do curso de Zootecnia; e da professora Raquel Fontenelle, do curso de Biologia; além de bolsistas de diferentes setores da FAEX e de servidores da instituição.
Para o coordenador do projeto Ecovive, professor Jorge Souza, a chegada dos equipamentos representa um avanço estratégico para o fortalecimento das ações do núcleo. “Esse é um momento muito importante para a UVA e para todos que constroem o EcoVive. O tratorito chega para somar diretamente nas atividades de campo, permitindo mais eficiência e autonomia.”, destacou o docente.
A mestranda Iris Rodrigues, do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, também ressaltou o impacto direto para estudantes e pesquisadores. “Para nós, que estamos na pós-graduação, esse tipo de investimento faz toda a diferença. Ter acesso a equipamentos no campo fortalece as pesquisas, melhora as condições de execução dos experimentos e amplia as possibilidades de gerar resultados aplicáveis à realidade dos produtores”, explicou Rodrigues.
Com o fortalecimento da ciência, da pesquisa aplicada e da extensão universitária, a UVA continua se consolidando como uma instituição que investe em soluções sustentáveis, inovação e desenvolvimento regional.
Educação Abertura do ano letivo em Santa Cruz do Sul é marcada por ampliações e investimentos em infraestrutura escolar
Educação Programa da Udesc Cefid faz inscrições para ginástica rítmica e aeróbica na quinta e na sexta
Educação AVISO DE PAUTA: governador acompanha início do ano letivo no Instituto Estadual de Educação em Florianópolis
Amazonas Cetam abre inscrições para mais de 10 mil vagas em cursos gratuitos para o interior nesta quinta-feira
Educação AVISO DE PAUTA: governador acompanha início do ano letivo, anuncia investimentos e inaugura a EEB Aderbal Ramos da Silva em Florianópolis
Educação Em Pelotas, governador Eduardo Leite abre ano letivo de 2026 e entrega reforma do Instituto Assis Brasil
Ensino Superior Unicentro abre inscrições para cursos online de ucraniano para toda a comunidade
Educação Ações comunitárias fortalecem prevenção de doenças crônicas em Goiânia
Piauí Rede Estadual inicia ano letivo nesta quinta (19) com mais de 150 mil estudantes e cerca de 5 mil novos professores em sala de aula Mín. 18° Máx. 28°





