Quarta, 18 de Fevereiro de 2026
26°

Parcialmente nublado

São Paulo, SP

Anúncio
Cidades Araçatuba - SP

Faltas em consultas médicas nas UBSs de Araçatuba ultrapassam 12 mil de junho a dezembro

A ausência de pacientes às consultas médicas agendadas nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) tem provocado impactos diretos no acesso da população a...

18/02/2026 às 18h32
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Araçatuba - SP
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Araçatuba - SP
Foto: Reprodução/Prefeitura de Araçatuba - SP

A ausência de pacientes às consultas médicas agendadas nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) tem provocado impactos diretos no acesso da população aos serviços da APS (Atenção Primária à Saúde).

Levantamento da Zatti Saúde, com base no sistema Assessor Público, aponta que, entre os meses de junho e dezembro, foram registradas 12.310 faltas em consultas médicas nas UBSs do município. A média mensal de faltas em consultas na ESF (Estratégia Saúde da Família) é de 2.051, somando todas as unidades.

PROBLEMA

O número expressivo evidencia um problema que afeta toda a rede pública. Cada consulta não comparecida representa um horário perdido, que poderia ter sido destinado a outro paciente que aguarda atendimento.

Atualmente, as agendas médicas das unidades já estão sendo abertas com antecedência e, em alguns casos, contam com vagas sendo marcadas para os meses de fevereiro, março, abril, maio e junho, o que demonstra a alta procura pelos serviços. Quando o paciente falta sem avisar, o sistema perde a oportunidade de antecipar atendimentos e reduzir filas.

Além de aumentar o tempo de espera, o absenteísmo prejudica o planejamento das equipes, compromete a organização das unidades e reduz a eficiência do serviço público de saúde.

AVISO

De acordo com o coordenador médico da rede, Ângelo Jacomossi, o comparecimento da população é fundamental para garantir que o sistema funcione adequadamente.

“Quando o paciente não comparece e não cancela a consulta, ele impede que outra pessoa utilize esse horário. Isso impacta diretamente o tempo de espera e a organização do atendimento. Avisar a unidade com antecedência, caso não possa comparecer, é uma atitude simples que ajuda toda a rede de saúde a funcionar melhor”, destaca.

ORIENTAÇÃO

Para o secretário municipal de Saúde, Daniel Martins Ferreira Júnior, essas ausências nas consultas não prejudicam apenas o município. “Afeta, inclusive, o AME (Ambulatório Médico de Especialidades), do governo do Estado, com mais de 40% de faltas. Estamos trabalhando na orientação aos pacientes, informando que não deixem de comparecer às consultas marcadas”, afirma.

Nesse sentido, a orientação é que, sempre que houver impossibilidade de comparecimento, o usuário informe a unidade com antecedência para que a vaga seja disponibilizada a outro paciente. A colaboração da população é essencial para garantir um atendimento mais rápido, eficiente e acessível para todos.