

A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil já emitiu 43 alertas de eventos severos ou extremos neste ano por meio da ferramenta Cell Broadcast, que envia mensagens de texto para os celulares com aviso sonoro e de vibração, sem a necessidade de cadastro prévio. O número de alertas enviados em menos de dois meses representa quase a metade dos disparados em todo 2025, primeiro ano de funcionamento integral do sistema, quando foram emitidos 91 avisos. Ao todo, foram 134 desde a implementação.
A ferramenta é usada para alertar a população sobre eventos meteorológicos severos ou extremos, como vendavais, tempestades de raios ou em locais onde há risco de inundação ou deslizamentos, por exemplo. Na terça-feira (17), pela primeira vez foi enviado um alerta à região Norte do Paraná, avisando os moradores de Ibiporã e Londrina sobre o risco de temporais, vento forte, chuva intensa e granizo.
O serviço está disponível no Paraná desde agosto de 2024. O Estado foi um dos escolhidos para os testes do Cell Broadcast, que foi desenvolvido pela Defesa Civil Nacional e hoje é operado pela Estadual. O recurso usa as antenas de celular e envia a mensagem a todos os telefones que estiverem em um determinado perímetro. As mensagens se sobrepõem aos aplicativos abertos pelo usuário, que não precisa estar cadastrado para receber o alerta.
“O Cell Broadcast é uma tecnologia que funciona nas redes 4G e 5G. Todos os telefones que estiverem na área de cobertura da telefonia vão receber o alerta da Defesa Civil”, explica o coordenador-executivo da Defesa Civil, coronel Ivan Ricardo Fernandes.
“Nos alertas severos, é encaminhada uma mensagem com apenas um bip, que pode ser lida pelo usuário e não faz barulho se o telefone estiver no silencioso. Mas em caso de alertas extremos, é tocada uma sirene por 10 segundos, independente se ele estiver ou não no telefone”, destaca. “Em ambos os casos, a mensagem se sobrepõe ao aplicativo que ela estiver usando. Mas se a pessoa estiver em sua residência, com o Wi-Fi ligado e o celular em modo avião, acaba não recebendo o alerta”.
Segundo um mapa gerado pelo sistema da Defesa Civil, os 134 alertas já disparados estão espalhados pelo Estado, com destaque para o Litoral e a região Sul. Guaratuba foi o município que teve o maior número de acionamentos, com 23 disparos, principalmente para avisar sobre a ocorrência de raios. Também foram enviados 14 alertas cada para Palmas, Matinhos e Salgado Filho e 12 para Pontal do Paraná.
OUTROS ALERTAS– Além da plataforma, a Defesa Civil mantém outros sistemas para alertar a população sobre a ocorrências de eventos meteorológicos. Diferentemente do Cell Broadcast, o usuário precisa se cadastrar para ter acesso aos alertas. Os canais de comunicação já em uso pelo órgão são o WhatsApp, SMS, Telegram e as TVs por assinatura .
No site da Defesa Civil há dicas sobre como agir em diferentes situações de perigo . A Agência Estadual de Notícias também já fez uma matéria com orientações gerais sobre como agir antes, durante e depois de eventos extremos .
São Paulo Polícia Militar captura 8 foragidos da Justiça durante Carnaval de São Paulo
São Paulo Previsão do tempo para quinta-feira (19), em SP: frente fria se afasta
Cidades Mutirões de limpeza da Sesep vão atender Kadija, Vilas Serranas, Recreio, Candeias, Guarani e outras localidades
Caruaru - PE Guarda Municipal de Caruaru prende em flagrante suspeito de violência contra a mulher
Piauí Fornecimento regular de água no litoral piauiense marca o Carnaval 2026
Copel Copel conquista reconhecimentos internacionais por suas práticas sustentáveis
Estradas Parceria entre governo do Estado e iniciativa privada viabiliza pavimentação em Cerro Largo
São Sebastião - SP São Sebastião marca três anos do evento climático de 2023 com legado de reconstrução e resiliência
Infraestrutura... Ponte do Rio da Várzea será interditada por sete horas durante quatro dias Mín. 18° Máx. 28°





