

Os moradores da comunidade de Almeida, em Guaraqueçaba, no Litoral do Estado, foram atendidos nesta quarta-feira (18) durante uma ação conjunta do PCPR na Comunidade e do Programa Mulher Segura, que levou serviços de polícia judiciária, orientações e ações de proteção social diretamente à população local.
A iniciativa foi estruturada para atender uma região de difícil acesso, onde o deslocamento até unidades policiais representa um obstáculo. O translado das equipes foi realizado pela Patrulha Costeira, do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), possibilitando os atendimentos na própria comunidade e aproximando os serviços do Estado dos moradores.
No local, a Polícia Civil do Paraná (PCPR) promoveu ações voltadas à cidadania, como a confecção de documentos de identidade, orientações e encaminhamentos ligados às políticas de proteção. “Quando a distância vira obstáculo, o Estado precisa se aproximar. O PCPR na Comunidade leva atendimento, orientação e encaminhamentos essenciais diretamente às pessoas, com respeito e agilidade”, afirmou o coordenador do programa PCPR na Comunidade, João Mário Goes.
De forma integrada, o Programa Mulher Segura atuou com foco na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica, por meio de abordagens diretas à população, a comerciantes e em locais de maior circulação.
Conforme o coordenador do programa, tenente-coronel Cleverson Rodrigues Machado, o contato próximo é decisivo para quebrar barreiras e ampliar a proteção. “A atuação corpo a corpo é fundamental para conscientizar, fortalecer a rede de apoio e mostrar que a denúncia pode ser feita com segurança, inclusive de forma anônima, ajudando a romper o ciclo da violência”, afirmou.
Cerca de 60 moradores foram atendidos durante a ação, que segue com programação estendida nesta sexta-feira (20), com a expectativa de ampliar ainda mais o número de pessoas beneficiadas.
A representante da Associação de Moradores, Marival Correia dos Santos, agradeceu a iniciativa. “É só agradecer imensamente a solicitação atendida. Essa ação faz muita diferença para a nossa comunidade”, afirmou.
Segurança Pública Banda da PMPR se apresenta no Ressacão de Carnaval de Matinhos
Segurança Carnaval de 2026 tem queda de 33,33% no número de mortes violentas, menor registro da série histórica
Segurança Pública Exames de identificação veicular reforçam ações de segurança no Litoral
São Sebastião - SP Prefeitura e Marinha reforçam fiscalização náutica durante o Carnaval em São Sebastião
Amazonas Corpo de Bombeiros do Amazonas encontra corpo de passageiro desaparecido em naufrágio da Lancha Lima de Abreu XV
Amazonas Polícia Militar do Amazonas apreende 1,1 tonelada de entorpecente e prende três homens
Amazonas Corpo de Bombeiros do Amazonas segue buscas por desaparecidos em naufrágio e já percorreu mais de 10 km do rio Amazonas
Amazonas Carnaval da Floresta 2026: CIF intensifica fiscalização em bandas e blocos
Amazonas Governo do Amazonas monta força-tarefa para resgate de vítimas de naufrágio de embarcação Mín. 18° Máx. 28°





