

A mais nova universitária da Bahia tem 65 de idade e passou 43 anos longe de uma sala de aula. Josélia Silva, moradora da Fazenda Grande 4, em Salvador, foi aprovada no curso de Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). A conquista veio este ano, logo após concluir o Ensino Médio no Colégio Estadual Luiz José de Oliveira, no bairro da Fazenda Grande I, em Salvador.
Impedida de estudar pelo marido, dona Josélia teve que abandonar a escola quando cursava a 7ª série do Ensino Fundamental, só retornando à sala de aula há três anos, graças ao incentivo da filha e dos netos. Em 2022, ela se matriculou na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e não parou mais. O próximo desafio: os três anos da graduação. Suas expectativas são tão grandes quanto a felicidade pela conquista. "Quando minha filha viu minha aprovação, foi uma alegria imensa", comemorou.
O apoio da família foi fundamental na formação educacional da costureira. Ao observar a dedicação da mãe nos estudos, a filha Jovelina Uzêda decidiu ajudá-la a se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SISU). “Minha mãe sempre gostou de estudar e não queria parar. Quando ela soube das oportunidades do SISU, me pediu para fazer a inscrição e eu acompanhei todo o processo”, contou.
A neta Emília Silva, aluna do 8º ano do Ensino Fundamental, declarou a admiração que sente pela avó. “Eu fiquei muito feliz com a aprovação. Ela é a minha grande inspiração para seguir meus estudos e alcançar a faculdade daqui a alguns anos”.
Preparação para o ENEM
Após três anos na escola, dona Josélia destacou o papel essencial dos professores do Colégio Estadual Luiz José de Oliveira na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), cuja nota serviu para a aprovação no SISU. Ela disse que participou de simulados e seminários promovidos pela unidade escolar e que os professores explicavam todas as questões e os temas da redação pacientemente, dando todo o apoio necessário quando surgiam dúvidas.
O vice-diretor da unidade, Jairo Oliveira Ramos, revelou seu orgulho com a conquista de dona Josélia. “Ela sempre teve uma presença sólida e um olhar voltado para o futuro. Isso ficava claro na forma como se relacionava com professores e colegas, sendo sempre pontual e muito participativa nas aulas”, declarou.
Prestes a iniciar a rotina acadêmica na UFRB, dona Josélia deixou um conselho para os que desejam retornar à sala de aula. "O segredo é não parar de estudar, ler sempre e não parar no tempo. Depois de 43 anos fora da escola, abracei a oportunidade que tive e alcancei meu objetivo".
Matrículas
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino destinada aos jovens a partir de 15 anos (Ensino Fundamental I e II) e adultos a partir de 18 anos (Ensino Médio). Atualmente, mais de 77 mil alunos estão matriculados na rede estadual.
Os interessados devem comparecer a uma unidade escolar munidos do RG, CPF, comprovante de residência e histórico escolar. A Secretaria da Educação (SEC) garante atendimento durante todo o ano letivo para acolher quem busca reescrever sua história com a criação de novas oportunidades.
Fonte: Ascom/SEC
Obras LOTEAMENTO EMÍLIO CARNEIRO KLUPPEL
Tocantins Secretaria de Estado da Educação disponibiliza e-book interativo e videoaulas para orientar preenchimento do Sistema Informatizado do ICMS Educacional
Caruaru - PE Guarda Municipal detém dupla suspeita de arrombamento e furto em estabelecimento no Centro de Caruaru
Sanepar Programa de vistorias de esgoto chega a Francisco Beltrão na próxima semana
São Paulo Abertura de empresas em São Paulo bate recorde no início de 2026 e supera média de 2025
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega equipamentos para a segurança pública em Palmeirópolis nesta sexta-feira, 20
Polícia Civil - MS Pela quarta vez em menos de um mês, homem é preso pela Polícia Civil em Dourados ao furtar um comércio
Portos do Paraná Inscrições do Torneio de Beach Tennis da Portos do Paraná 2026 seguem até segunda-feira
Legislativo - MT Wilson Santos intervém e Justiça concede liminar para manter 22 famílias de pescadores no Praeirinho Mín. 20° Máx. 28°





