

Ferramenta foi desenvolvida para dar maior praticidade e segurança à consulta de notas fiscais, bilhetes e prêmios por parte dos cidadãos cadastrados


A Campanha Nota Fiscal Amazonense acaba de lançar uma ferramenta desenvolvida para dar maior praticidade à consulta de notas fiscais, bilhetes e prêmios por parte dos cidadãos cadastrados. Já disponível nas lojas de aplicativos App Store e Google Play, o aplicativo Nota Fiscal Amazonense também emitirá uma notificação oficial para os consumidores sorteados, agregando maior segurança aos participantes da Campanha, que muitas vezes temem o assédio de golpistas.
Desenvolvido por técnicos da Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM), por meio do Departamento de Tecnologia da Informação (Detin) e do Núcleo de Educação Fiscal (NEF), e pela empresa de Processamento de Dados do Amazonas (Prodam), o aplicativo dinamiza a participação na Campanha Nota Fiscal Amazonense, fortalecendo o compromisso com a educação fiscal e oferecendo mais facilidade aos mais de 590 mil inscritos e potenciais novos usuários cadastrados.
“Se o consumidor já participa da Campanha, basta instalar o aplicativo e continuar informando o CPF na nota e torcer para ser sorteado. Se ainda não participa, basta instalar o aplicativo, preencher seus dados e escolher uma entidade social para concorrer aos sorteios junto com você”, explica o auditor fiscal da Sefaz e coordenador da Campanha, Augusto Bernardo Cecílio, fazendo referência às mais de 130 entidades sociais participantes da Campanha. As entidades ganham prêmios paralelos toda vez que um “padrinho” é sorteado.
De acordo com o secretário de Estado da Fazenda, Alex del Giglio, a novidade representa mais um avanço no compromisso do Governo do Estado em fortalecer a Campanha NFA, estimulando a cidadania fiscal, combatendo a sonegação e proporcionando a chance de receber prêmios em dinheiro para cidadãos de todo o estado.
“No ano passado, criamos os sorteios regionais, que democratizaram mais os prêmios da Campanha, ao criar um rodízio de premiações por regiões específicas do estado. Com o aplicativo, avançamos ainda mais no desenvolvimento da Campanha, que busca a compreensão em torno da importância social dos impostos, mas também oportuniza que milhares de cidadãos recebam prêmios em dinheiro ao exigir a nota fiscal em suas compras”, afirmou o secretário.
A campanha
Coordenada pela Secretaria de Fazenda, a Campanha faz parte do Programa de Educação Fiscal do Amazonas. Lançada em agosto de 2015, a Nota Fiscal Amazonense tem mais de 590 mil consumidores cadastrados e distribuiu mais de 36 mil prêmios, num total de cerca de R$ 19 milhões em dinheiro pagos a cidadãos e entidades sociais.
Com o aplicativo, a coordenação da Campanha espera que mais contribuintes possam integrar a Nota Fiscal Amazonense, ampliando o alcance do Programa de Educação Fiscal do Amazonas além de contribuir com a sonegação de impostos.
“A Campanha vai muito além da premiação, já que por meio dela, os contribuintes também podem fazer denúncias e reclamações sobre os locais que não estão emitindo ou se negando a por o CPF do cliente na nota fiscal. O que vai poder ser feito por meio do aplicativo também”, pontuou o coordenador da Campanha, Augusto Bernardo Cecílio.
Economia Conselheiros se tornam primordiais em 2026
Negócios Projeto institucionaliza governança da vitivinicultura no RJ
Negócios Construção civil lidera índices de acidentes de trabalho
Negócios Habitação popular e luxo impulsionam mercado imobiliário
Negócios Vendas digitais avançam no varejo da construção Mín. 20° Máx. 28°





