Na manhã desta quinta-feira (19), os candidatos inscritos no Processo Seletivo do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Primária à Saúde com Área de Concentração em Saúde da Família e Comunidade (PREMULTIAPS) – Edital 001/2026 realizaram a prova objetiva aplicada no Campus Anísio Teixeira da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
O processo seletivo foi aberto em janeiro pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Regido peloEdital 001/2026, a seleção oferece um total de 10 vagas, contemplando 7 profissões, entre elas: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Profissional de Educação Física e Psicologia. Ao todo, 240 pessoas se inscreveram por meio do edital
O programa tem uma relevância estratégica para o fortalecimento do SUS, a qualificação da Atenção à Saúde e a ampliação da integração ensino–serviço em Vitória da Conquista. O PREMULTIAPS oferece especialização em serviço, qualificando profissionais para atuar diretamente no cuidado integral das famílias e da comunidade local.
Assessora de Educação Permanente, Larissa Pimentel explicou a importância do Programa de Residência Multiprofissional para a formação dos profissionais e, principalmente, para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde do município. “A residência é uma qualificação dos profissionais já formados, que envolve sete categorias de profissionais e 10 vagas. A gente tem enfermeiro, psicólogo, educador físico, nutricionista entre outros profissionais, para que juntos possam ajudar ainda mais as equipes de Saúde da Família. A residência vai estar nas unidades de saúde, buscando melhorar a qualidade de vida das pessoas onde eles vão atender. Então, o programa traz um impacto muito positivo para o município com relação à qualificação desses profissionais e também à oportunidade de qualificar o cuidado dos pacientes”.
Assessora especial da SMS, Jamile Alves destaca que a residência possibilitará a formação de profissionais capacitados para atenderem às realidades locais dos diferentes territórios que compõem Vitória da Conquista. “O projeto visa qualificar cada vez mais os nossos profissionais e quem acaba ganhando com toda essa qualificação é a comunidade, que terá profissionais cada vez mais capacitados e entendendo a realidade local. Então é extremamente importante para o município de Vitória da Conquista, sobretudo para aquelas pessoas que mais necessitam, que estão na atenção básica”.
Vice-coordenadora do PREMULTIAPS, Karine Brito ressaltou o trabalho conjunto entre a Prefeitura Municipal e as instituições de ensino para a condução da residência e do processo seletivo. “Estamos neste processo seletivo, do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Primária à Saúde com Área de Concentração em Saúde da Família e Comunidade. É uma parceria entre a Uesb, a Ufba e a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista. Foi uma atividade feita com muita seriedade e dedicação pelas três instituições, e esse processo seletivo irá culminar na seleção e preenchimento das 10 vagas que foram aprovadas pelo Ministério da Educação para o nosso programa”.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.