

Até o dia 27 de fevereiro, a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp) realiza o Curso de Condução Operacional (CCOP). A capacitação, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), é voltada à condução de viaturas em contextos de urgência e emergência e reúne 26 alunos de diferentes instituições da Segurança Pública estadual.
Com carga horária de 100h/ aula, o CCOP prepara condutores de viaturas 4×2 e 4×4 para atuação segura em variados cenários operacionais. A formação contempla disciplinas como direção defensiva, mecânica básica, responsabilidades do condutor, atendimento pré-hospitalar e condução operacional nas modalidades on road e off road.
Os módulos práticos on road foram realizados no Autódromo do Eusébio. Já a etapa off road terá início no dia 20 de fevereiro, com atividades teóricas e práticas voltadas à condução em terrenos irregulares.

Participam da capacitação profissionais do CBMCE, Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania de Fortaleza (AMC), além de integrantes de guardas municipais, fortalecendo a integração entre as instituições vinculadas à segurança pública.
O CCOP é uma capacitação pioneira no Estado e tem como foco o fortalecimento da doutrina institucional de condução, a redução de riscos e a prevenção de acidentes. A iniciativa busca ampliar a eficiência no atendimento às ocorrências e garantir maior segurança tanto para os profissionais quanto para a população.
A edição deste ano contará com a participação do engenheiro e especialista em condução técnica 4×4 Dilmar Navas, que ministrará palestra para alunos e ex-alunos do curso. O encontro será realizado na terça-feira (24), às 8h, no Centro Integrado de Segurança Pública (CISP).

Mestre em Ciência dos Materiais pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Dilmar Navas atua há mais de 15 anos na área de engenharia automotiva e segurança operacional off road. É instrutor certificado pela International 4-Wheel Drive Trainers Association (EUA), sendo o único profissional com essa certificação na América do Sul, além de piloto de rally credenciado pela Confederação Brasileira de Automobilismo. Fundador da Escola 4×4, já capacitou mais de 2 mil alunos nos setores civil, corporativo e institucional.
Com informações da Aesp.
Segurança Pública Olho Vivo: tecnologia ajuda a prender suspeito de crimes em série na RMC
Piauí Carnaval 2026: Piauí registra queda na criminalidade, zero casos de feminicídios e menos mortes no trânsito
Segurança Pública PCPR reabre caso antigo e prende suspeito de estuprar e matar menina de 9 anos em 2006 Mín. 20° Máx. 28°





