

Pacatuba, no litoral norte de Sergipe, se prepara para viver mais um verão de movimentação cultural, esportiva e turística. Com natureza exuberante e diversa, o município será, novamente, palco do Verão Sergipe, entre os dias 20 e 22 de fevereiro, reunindo grandes atrações musicais, competições esportivas e atividades abertas ao público. Entre a população local, a expectativa é de muita alegria e de fortalecimento da economia, já que as duas edições realizadas anteriormente pelo Governo de Sergipe deram mais visibilidade às belezas e atrativos turísticos que fazem da cidade um dos destinos mais singulares do estado.
Conhecida por abrigar o ‘Pantanal Sergipano’, Pacatuba possui cenários preservados, como a praia da Ponta dos Mangues, lagoas costeiras, mangue, remanescente de Mata Atlântica e oferece passeios pelo Rio São Francisco. E, com a chegada da terceira edição consecutiva do Verão Sergipe ao município, o potencial turístico da região ganha ainda mais projeção.
A prefeita Iara Martins afirma que o evento se consolidou como motor de desenvolvimento para o município, feito já comprovado pelos resultados no curto e médio prazos das edições anteriores. “O Verão Sergipe movimenta fortemente o comércio, supermercados, depósitos de bebidas, lojas, salões de beleza, aumenta a procura por quem quer fazer cabelo e maquiagem, as pousadas lotam e fortalece o turismo. Pacatuba vem despontando, e muito desse crescimento passa pelas edições do evento realizado pelo Governo do Estado. O turista chega, conhece nossas belezas e quer voltar. Isso tem incentivado melhorias nas residências e construção de casas de veraneio para aluguel ou para quem quer aproveitar melhor o evento, e tudo isso fortalece a nossa economia de forma concreta”, explica a gestora, ao destacar que o reflexo positivo para o município vai além dos dias de festa.
Procura
O secretário municipal de Turismo, Genivaldo Vieira, também aponta o crescimento do fluxo de visitantes desde a primeira edição do evento no município. “Desde que Pacatuba passou a sediar o evento, o número de turistas aumentou significativamente, inclusive de outros estados, especialmente após a melhoria do acesso, com a SE-100”, destaca.
Segundo ele, neste ano, a procura por hospedagem confirma a expectativa positiva para a edição do Verão Sergipe 2026 em Pacatuba. “Já temos datas com 100% de ocupação e outras com cerca de 70% das hospedagens preenchidas, o que demonstra a forte procura pelo evento”, afirma, ao informar, ainda, que, neste ano, houve ampliação da participação dos trabalhadores locais que atuarão no evento. “O número de ambulantes cadastrados, por exemplo, cresceu e, hoje, temos 35 inscritos, número bem superior ao das primeiras edições, mostrando o aquecimento da economia”, completa.
Gerente de um hotel próximo ao local do evento, Deise Gonçalves confirma a alta procura e como a divulgação com o Verão Sergipe atrai turistas o ano todo para a localidade. “Mais uma vez, o hotel está com todas as vagas disponibilizadas lotadas, e a procura é grande não só aqui, mas também nas pousadas vizinhas. E durante todo ano observamos essa procura, porque muita gente vê a divulgação no Verão Sergipe e só consegue vir depois. Então o turismo permanece ativo até o próximo evento. Além de Aracaju, recebemos visitantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e até de fora do país”, salienta.
Moradora do Povoado Boca da Barra, Deise acrescenta que o evento gera oportunidades para a população e tem sido um diferencial para a região. “Toda a contratação está sendo feita com pessoas daqui, gerando trabalho para a comunidade. Agora, no período do evento, precisamos contratar cerca de 15 pessoas a mais para atender os hóspedes, o público do restaurante e o que utiliza o nosso Day Use. O Verão Sergipe dá mais visibilidade para o nosso município, pois o nosso povoado está sendo conhecido por pessoas que não imaginavam que tinham uma riqueza tão grande aqui no litoral norte de Sergipe”, conta.
Renda e orgulho
Para os comerciantes, o período do Verão Sergipe representa aumento direto nas vendas. A empreendedora Getma Honorato, que trabalha com acessórios, declara que o evento impulsiona seu negócio. “O Verão Sergipe dá visibilidade ao comércio local e, como trabalho com acessórios e aqui é praia, a procura aumenta bastante nesse período. É um período que ajuda muito na renda e que beneficia outros setores, como o de roupas, calçados e bebidas”, considera.
A comerciante Talita Santos de França, proprietária de uma loja de roupas masculinas e femininas, também percebe crescimento na demanda. “O pessoal procura muito roupas leves, vestidos, saias longas, peças típicas de verão. As vendas aumentam bastante”, relata.
Entre os moradores, o sentimento predominante é de orgulho. O servidor público Aércio França enfatiza a visibilidade que o evento proporciona ao município. “O Verão Sergipe dá visibilidade para Pacatuba, fortalece o turismo e o comércio e mostra a importância do litoral norte. Tenho muito orgulho de Pacatuba e levo o nome do meu município por onde ando, e ver a cidade recebendo grandes atrações reforça esse sentimento. Já participei das outras edições e acho maravilhoso. A expectativa está a mil e quero aproveitar todos os dias neste ano”, enfatiza.
Investimentos que geram desenvolvimento
Sobre o desenvolvimento do município, a prefeita Iara Martins ressalta a importância dos investimentos estruturantes realizados em parceria com o Governo do Estado. “Estamos melhorando acessos, levando mais infraestrutura para a população, a exemplo da pavimentação que o Estado está fazendo na Ponta dos Mangues. Assim como outras ações municipais, já que precisamos estar preparados para acolher bem quem vem nos visita”, acrescenta.
Para a gestora, a parceria com o Governo do Estado tanto na realização do Verão Sergipe quanto em ações diversas pelo município é essencial para o avanço de Pacatuba. “Essa parceria não é apenas importante, é necessária. O Estado tem sido fundamental para que Pacatuba avance e se desenvolva. Além do incentivo ao turismo, o Estado trouxe pavimentação, perfuração de poços, construção de quadras, creche, brinquedopraça e teremos, futuramente, a orla da Ponta dos Mangues. São ações que geram emprego, renda e desenvolvimento para nossa população”, pontua.
Orgulho e expectativa
A percepção da comunidade local também evidencia o impacto social do evento. A agente de saúde comunitária Jileide Bruno, moradora do Povoado Ponta dos Mangues, descreve como a realização do Verão Sergipe ajudou a transformar o receio inicial da comunidade por receber um grande evento em orgulho e expectativa. “O evento libertou o povoado do receio de receber algo grande e, agora, a comunidade espera ansiosa, se preparando para receber visitas e participar. A gente se organiza, prepara a casa, roupa e recebe família e amigos, porque todo mundo quer conhecer aqui e participar do evento”, afirma.
Sobre as atrações, Jileide salienta que está na expectativa para aproveitar especialmente Psirico. “Vou para a festa e quero ver, principalmente, o Psirico, que é uma atração que a galera daqui curte muito”. A agente de saúde também acentua o estímulo que a programação esportiva tem dado à população local. “Neste ano, muitas pessoas daqui se inscreveram nas atividades esportivas, especialmente na corrida. A comunidade viu os esportes nos anos anteriores e começou a participar, o que é bom porque estão entrando nessa vibe de vida saudável”, destaca.
Além dos shows, que incluem atrações nacionais e artistas locais, o Verão Sergipe 2026 em Pacatuba contará com extensa programação esportiva, como beach soccer, vôlei de praia, aquathlon, corrida, águas abertas e apresentações culturais.
Verão Sergipe 2026
O Verão Sergipe é um evento realizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), com apoio do Governo Federal e Energisa, e patrocínio do Banese Card, Iguá Sergipe e Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), que leva à capital e ao interior do estado uma programação cultural e de estímulo à prática esportiva, fomentando o turismo, o desenvolvimento econômico e a geração de renda.
Programação do Verão Sergipe 2026 em Pacatuba
Sexta-feira, 20
Música
21h – Maraísa
23h – Psirico
1h – Devinho Novaes
3h – Luiz Ferraz
Sábado, 21
Música
21h – Cartel de Bali
23h – Maneva
1h – Mikael Santos
3h – Ittauan
Esportes
8h às 13h – Beach soccer feminino
13h às 17h – Beach soccer masculino
8h às 16h – Vôlei de praia dupla (masculino e feminino)
8h às 16h – Mesabol – aberto para a população
8h às 16h – Frescobol – aberto para a população
15h às 15h30 – Apresentação do grupo de capoeira “Grupo Mandigueiro de Capoeira”
15h30 às 16h – Apresentação do grupo de capoeira “Grupo Unidos nas Tartarugas”
Domingo, 22
Esportes
6h30 às 10h – Aquathlon
7h às 9h – Corrida 5 km
7h às 10h – Águas abertas
9h às 13h – Frescobol – aberto para a população
9h às 13h – Beach soccer masculino
9h às 13h – Futevôlei
9h às 11h – Banho assistido – Projeto Estrelas do Mar / Seasic
9h às 13h – Mesabol – aberto para a população
9h às 15h – Finais do beach soccer masculino e feminino













Tocantins Governo do Tocantins orienta famílias do Jardim Taquari sobre como usar repasse de R$ 420 mil
Acre Governo antecipa pagamento dos servidores para quarta, 25
DOF - MS DOF apreende F-4000 carregada com pneus de origem estrangeira em Mundo Novo
DOF - MS DOF intercepta comboio e apreende quatro veículos com cigarros e celulares em Ponta Porã
Bahia Jerônimo Rodrigues embarca em missão internacional na Ásia e cumpre agenda estratégica para ampliar a produção de medicamentos…
São Paulo São Paulo registra queda de 11,2% nas mortes no trânsito em janeiro Mín. 20° Máx. 28°





