

Na manhã desta quinta-feira (19), a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) sediou uma reunião com representantes do setor público e do Conselho Municipal de Turismo (Contur) para discutir a organização do calendário oficial de eventos de Vitória da Conquista. A iniciativa busca estruturar as atividades realizadas ao longo do ano, fortalecer o turismo e impulsionar o desenvolvimento econômico do município.
Reconhecida por sediar eventos culturais, religiosos, esportivos e corporativos, Vitória da Conquista tem consolidado sua posição como destino regional. A organização de um calendário oficial surge como ferramenta estratégica para ampliar a visibilidade dessas atividades e permitir que moradores, visitantes e o setor produtivo se planejem com antecedência.

O presidente do Contur, Itamar Figueiredo, destacou que a proposta é dar diretrizes para a organização do turismo local. “A reunião tem o caráter de organizar o nosso calendário turístico e estruturar essas informações para que o turismo em Conquista flua de forma mais tranquila. Assim, tanto o visitante quanto os prestadores de serviço podem se programar e se preparar”, afirmou.
Ele ressaltou ainda que o município já possui uma grande quantidade de eventos e ações de natureza turística, o que reforça a importância de um calendário estruturado para evidenciar o potencial da cidade na geração de emprego e renda.
Para o gerente municipal de Turismo, Luis Ferraz, os eventos realizados no município atraem públicos diversos e exigem organização por parte do poder público. “Nosso papel é organizar esse calendário para que haja melhor alinhamento entre os eventos e para que a população e os visitantes saibam o que acontece na cidade e possam escolher e se programar”, explicou.
O coordenador da Indústria do Turismo de Vitória da Conquista, Segundinho Bezerra, enfatizou que a iniciativa também busca evitar conflitos de datas e melhorar a recepção do público. “A ideia é organizar os eventos para evitar choques de datas e preparar a cidade para receber os visitantes, distribuindo melhor a renda e mantendo o município constantemente movimentado”, destacou.
Segundo ele, os próximos passos incluem a definição de critérios para a inclusão dos eventos no calendário oficial, que deverão ser apresentados ao gabinete municipal com a proposta de regulamentação.
A secretária municipal de Comunicação, Daniela Oliveira, ressaltou que a comunicação estratégica é essencial para o sucesso da iniciativa. “A comunicação tem papel fundamental tanto na elaboração quanto na divulgação desse calendário. Um calendário bem estruturado, aliado a uma comunicação eficiente e estratégica, além de informar a população, também impulsiona o desenvolvimento econômico, social e cultural de Vitória da Conquista”.

Daniella Oliveira
Com a iniciativa, Vitória da Conquista avança na consolidação de sua imagem como uma cidade dinâmica, que promove eventos ao longo de todo o ano e fortalece o turismo como vetor de desenvolvimento econômico, cultural e social.



DOF - MS DOF apreende carga de agrotóxicos contrabandeados em Maracaju
Bahia Embasa distribui 85 mil litros de água durante Carnaval de Salvador
Acre Acre se destaca no pilar de Segurança Pública do Ranking de Competitividade dos Estados 2025
Infraestrutura Retirada de eucaliptos para garantir segurança dos usuários vai provocar interdições temporárias na MGC-356
Infraestrutura Copasa aumenta em quase 30% volume de análises laboratoriais no Vale do Aço em 2025
Acre Maior obra da história de Sena Madureira, serviços em ruas, ramais, porto e produção rural marcam trabalho do Deracre no município Mín. 20° Máx. 28°





