

Um projeto de lei apresentado no Senado prevê atendimento psicológico on-line às brasileiras no exterior em situação de violência. O atendimento seria feito no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com a proposta ( PL 6.461/2025 ), seriam atendidas tanto para as mulheres que residem fora do país como para aquelas que estão temporariamente no exterior.
A autora do projeto é a senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO).
Dorinha lembra que, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores, os atendimentos consulares relacionados a esse tipo de violência cresceram quase 5% em 2024. “A violência contra brasileiras no exterior constitui problema crescente e ainda insuficientemente enfrentado pelo poder público”, afirma ela.
Ela também destaca que fatores como barreiras linguísticas, desconhecimento dos sistemas locais de proteção, ausência de redes de apoio e condições migratórias vulneráveis ampliam o risco de revitimização e dificultam o acesso a serviços especializados.
"Muitas vezes, a única instituição em que essas mulheres confiam é, de fato, o Estado brasileiro, por meio de suas representações consulares ou de canais oficiais de atendimento", enfatiza a senadora.
Segundo Dorinha, sua proposta favorece a articulação entre o Ministério da Saúde e o Ministério das Relações Exteriores, além de criar uma base legal para que o SUS organize e execute o serviço "de forma segura, padronizada e contínua".
Ela ressalta que a iniciativa segue orientações de órgãos internacionais, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ONU Mulheres e a Organização dos Estados Americanos (OEA), que incentivam o uso da tecnologia na proteção feminina.
O projeto acrescenta um parágrafo à Lei Orgânica da Saúde (1990) , que regulamentou o SUS, para determinar, no artigo 7º, que o direito a esse atendimento "compreende a assistência psicológica às mulheres no exterior, por meio da telessaúde".
Lurya Rocha, sob supervisão de Patrícia Oliveira
Senado Federal Mulheres de destaque na política receberão comenda Ceci Cunha
Senado Federal Lei torna programa Gás do Povo permanente
Senado Federal Vítimas expulsas por facções podem ter prioridade em políticas públicas Mín. 20° Máx. 28°





