

O governador em exercício Geraldo Júnior esteve, nesta quinta-feira (19), na Chapada Diamantina para acompanhar de perto a obra de implantação da Barragem de Baraúnas/Vazante, localizada entre os municípios de Seabra e Boninal. A vistoria técnica contou com a presença do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, da secretária de Infraestrutura Hídrica e de Saneamento do Estado, Larissa Moraes, e do prefeito Neto da Pousada. Juntas, as autoridades conheceram o projeto completo e as etapas de execução.
A barragem é uma das obras mais aguardadas da região. O objetivo é ampliar a oferta de água bruta para Seabra, Boninal, Mucugê e parte de Piatã, além de beneficiar comunidades rurais próximas ao reservatório. A estrutura vai reforçar o abastecimento, ajudar na irrigação de subsistência e regularizar a vazão do rio Cochó, garantindo segurança hídrica para cerca de 65 mil pessoas, como considerou a titular da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e de Saneamento (SIHS), Larissa Moraes.
“Essa é uma obra estruturante, que garante água para o povo, fortalece e traz mais desenvolvimento para a Chapada. Estamos falando de dignidade e qualidade de vida para milhares de famílias”, afirmou.
O investimento é superior a R$ 179 milhões, com recursos do Governo do Estado e contrapartidas da União, por meio do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), e do município. A obra, executada pela Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento (Cerb), já está com 90,24% de avanço físico. Durante a visita, Geraldo Júnior destacou a importância da barragem para o futuro da região.
“Esse é o nosso principal desafio: ofertar água às pessoas. Sabemos da importância da barragem, para que isso se consolide e a gente possa fazer a garantia hídrica o tempo todo. Obra gigantesca para a gente garantir qualidade de vida e realizar o sonho das pessoas que ainda não têm água nas suas residências”, afirmou a secretária.
O ministro Rui Costa ressaltou a parceria entre os governos. “A previsão é concluir a barragem até junho. O governador Jerônimo, em parceria com o presidente Lula, tem avançado com projetos de segurança hídrica na Bahia, como a barragem de Catolé, e a meta é ampliar novos projetos dentro do Água Para Todos para fortalecer o abastecimento e o desenvolvimento do interior”, disse Rui.
Autorizações
A SIHS foi autorizada a iniciar o processo licitatório para implantação do sistema adutor de água bruta da sede do município de Wagner, beneficiando mais de sete mil pessoas. O documento foi assinado pelo governador em exercício Geraldo Júnior e o ministro Rui Costa.
O governador em exercício participou ainda da assinatura da ordem de serviço para a construção do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e visitou a construção de uma creche e escola de educação infantil.
Repórter: Anderson Oliveira/GOVBA
São Paulo Carretas de Mamografia retomam atendimentos após o Carnaval em cinco municípios paulistas
Legislativo - MT Wilson Santos propõe política estadual para incentivar pesquisa com polilaminina em MT
Paraíba Prédio histórico da Academia de Comércio será sede da Secretaria de Estado da Cultura
Acre Vendas do comércio no Acre encerram 2025 com alta de 2,5% e superam o desempenho nacional
Paraíba Governo da Paraíba lança edital de R$ 220 milhões para obras dos terminais de transporte público BRS de João Pessoa
Mato Grosso do Sul Governo de MS publica promoções retroativas e reforça valorização das forças de segurança de MS Mín. 20° Máx. 28°





