

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, sancionou a lei 18.403, que assegura aos moradores de condomínio o direito de instalar estação de recarga individual para veículos elétricos em vagas de garagem privativas de edifícios residenciais e comerciais no Estado de São Paulo. A sanção foi publicada na edição desta quinta-feira (19) do Diário Oficial do Estado
Pela nova lei, aprovada pela Assembleia Legislativa (Alesp), a instalação deve seguir normas técnicas e de segurança, incluindo compatibilidade com a carga elétrica da unidade, conformidade com as regras da distribuidora de energia e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), além de execução por profissional habilitado, com emissão de Anotação ou Registro de Responsabilidade Técnica (ART ou RRT). Também será necessária comunicação prévia à administração do condomínio. Os custos da instalação devem ser pagos pelo morador.
A norma estabelece que a convenção condominial poderá definir padrões técnicos e procedimentos, mas não poderá impedir a instalação sem justificativa técnica ou de segurança devidamente fundamentada e documentada. Em caso de negativa considerada injustificada, o morador poderá recorrer aos órgãos competentes.
Outro ponto importante é que novos empreendimentos imobiliários, com projetos aprovados após a vigência da lei, deverão prever, em seus sistemas elétricos, capacidade mínima para futura instalação de pontos de recarga, ampliando a preparação do Estado para a expansão da mobilidade elétrica.
Infraestrutura... Obra de R$ 186 milhões: DER/PR contrata nova pavimentação da PR-160 entre Imbaú e Reserva
Sergipe Governo de Sergipe divulga edital para participação no 21º Salão Artesanato Raízes Brasileiras em Brasília
Marabá - PA SSAM: Cerca de 10 frentes de serviço realizam roço e limpeza de vias pela cidade
Mato Grosso do Sul Carnaval 2026 teve redução em índices de criminalidade em Mato Grosso do Sul
Infraestrutura Governo de Minas anuncia investimentos para revitalização do Distrito Industrial de Juiz de Fora e da malha rodoviária de Ponte Nova
Amep Ônibus metropolitanos passam a aceitar cartões de débito e crédito a partir de segunda Mín. 20° Máx. 28°





