

O governo do estado atendeu à Indicação 4728/2023 do presidente da Comissão de Educação da ALMT deputado estadual Thiago Silva (MDB) e autorizou a realização de concurso público para a contratação de 80 professores efetivos na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).
A autorização foi anunciada pelo governador Mauro Mendes (União), nesta quinta-feira (19), encerrando um período de 13 anos sem concurso para docentes na instituição. Segundo o governador, a medida é fundamental para suprir vagas, garantir a continuidade das atividades acadêmicas e elevar ainda mais a qualidade do ensino superior oferecido em diversas regiões do estado.
O deputado Thiago Silva comemorou a decisão e destacou que a autorização do concurso representa o atendimento a uma demanda histórica da comunidade acadêmica. “Essa é uma vitória da educação pública, fruto do diálogo e da nossa indicação ao Governo do Estado. Investir em professores efetivos é fortalecer a Unemat, valorizar o ensino, a pesquisa e garantir mais oportunidades para os jovens mato-grossenses. Com novos professores acredito que poderemos abrir novos Campus definitivos da Unemat, como é o caso de Rondonópolis, que temos cobrado apoio do Governo”, ressaltou o deputado.
“Queremos atrair excelentes profissionais, professores, para que a Unemat continue prestando esses grandes serviços na área educacional, na formação e no ensino superior em diversas regiões do estado”, afirmou Mauro Mendes. O governador também reforçou que o edital deve ser publicado ainda no primeiro semestre, com a realização das provas prevista para os próximos meses.
A reitora da Unemat, Vera Maquêa, classificou a autorização como a realização de um grande sonho. Segundo ela, a universidade cresceu significativamente nos últimos anos, ampliando a oferta de mestrado, doutorado, pesquisa e extensão, mesmo com o mesmo quadro de docentes efetivos. “O professor efetivo é essencial para estruturar a pesquisa, captar recursos e fortalecer a pós-graduação. Esse concurso vai contribuir de forma extraordinária para que a Unemat continue cumprindo seu papel no desenvolvimento de Mato Grosso”, afirmou a reitora.
As 80 vagas contemplarão diversas áreas do conhecimento, como saúde, engenharias, meio ambiente e ciências jurídicas. A Unemat possui 13 campi distribuídos em todas as regiões do estado e conta com um dos planos de carreira mais atrativos do país.
Sergipe Governo de Sergipe inaugura 90ª obra da Educação com entrega de escola em Pacatuba
Sergipe Rede pública estadual de ensino expõe projetos na 24ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia
Legislativo - MS Governo avança com licitações de obras solicitadas por Zé Teixeira Mín. 20° Máx. 36°





