

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realiza, na próxima segunda-feira (23), audiência pública de convocação do secretário de Estado de Educação, Alan Porto, para tratar da falta recorrente de professores de apoio pedagógico especializado (PAPEs) nas escolas estaduais. Os profissionais deveriam atender estudantes autistas e com deficiência na rede pública de Mato Grosso, mas os contratos foram rescindidos em dezembro de 2025, sem novas contratações ou reposições até o momento. A audiência foi proposta pelo deputado estadual Lúdio Cabral (PT).
"É uma situação para a qual nós alertamos desde o ano passado, inclusive em audiência pública, e que acabou se confirmando, infelizmente. Nós vamos tratar, mais uma vez, do drama vivenciado pelas profissionais de apoio pedagógico especializado e dos pais das crianças com deficiência e autistas, que deveriam ter profissionais para o devido acompanhamento da sua formação nas nossas escolas e que hoje não são atendidas", declarou Lúdio.
A audiência pública acontece na Sala de Comissões da Assembleia Legislativa a partir das 9h de segunda-feira, com transmissão da TV ALMT. A convocação do secretário foi aprovada pelo Plenário da Assembleia Legislativa na sessão de 11 de fevereiro. Além de Alan Porto, foram convidados para a audiência representantes dos PAPEs e dos profissionais da educação, dos pais dos estudantes, da Defensoria Pública, do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado.
Esta é a segunda convocação do secretário realizada por Lúdio Cabral para tratar do tema. Em novembro do ano passado, as pedagogas e pedagogos, além dos pais das crianças, pediam a renovação dos contratos com os profissionais interinos para garantir continuidade do atendimento aos estudantes da educação especial. Na audiência, o secretário e demais representantes da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) afirmaram que a demanda seria suprida com atribuição de profissionais concursados e novos contratos temporários no início de janeiro de 2026, o que não aconteceu.
SERVIÇO
- Audiência pública: convocação da Seduc sobre falta de professores para atender crianças com deficiência
- Segunda-feira - 23/02 - 9h
- Sala de Comissões da ALMT
Dourados - MS Prefeitura recebe representantes da Reserva Indígena e debate demandas prioritárias
Administração Paraná lança segundo volume do Caderno de Gestão de Pessoas
Cidades Edital 02/2025: Fundação de Saúde divulga resultado do procedimento de heteroidentificação
Sergipe Método Canguru transforma cuidado e fortalece vínculos na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes
Acre Vigilância permanente mantém Acre na linha de frente contra a monilíase do cacau e cupuaçu
Cidades Vitória da Conquista segue com alerta de chuvas intensas
Acre Com início em 23 de fevereiro, Educação organiza quatro calendários letivos para garantir acesso e qualidade a estudantes do Acre
São Paulo Polícias Civil e Militar prendem 94 suspeitos em quatro dias de Carnaval na capital paulista
Piauí Parceria institucional impulsiona tramitação virtual de processos previdenciários no Piauí Mín. 20° Máx. 36°





