

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) realizou nesta quinta-feira (19), no quartel do Comando-Geral, em Curitiba, a cerimônia de posse da Chefia do Estado-Maior. A nova função, inédita na corporação, reforça a gestão administrativa da instituição e garante mais eficiência no planejamento e na distribuição de recursos que sustentam o atendimento operacional realizado pelos bombeiros em todo o Estado.
Dentro da estrutura militar, a Chefia do Estado-Maior é responsável pela gestão administrativa da corporação, assessorando diretamente o comandante-geral. Enquanto o subcomandante mantém o foco na atividade operacional, com a resposta direta à população, cabe ao Estado-Maior estruturar e coordenar os meios necessários para que esse atendimento aconteça com qualidade.
O coronel Fabio Roberto de Azevedo Thereza será o primeiro Chefe do Estado-Maior na história da corporação. A medida ocorre três anos após a desvinculação do CBMPR da Polícia Militar do Paraná e consolida um processo de amadurecimento institucional iniciado com a autonomia administrativa do Corpo de Bombeiros.
“A Chefia do Estado-Maior fortalece a estrutura administrativa do Corpo de Bombeiros e nos permite planejar com mais eficiência o crescimento da corporação. Isso significa melhores condições de trabalho para nossos bombeiros e, consequentemente, um atendimento ainda mais qualificado à população paranaense”, afirmou o comandante-geral do CBMPR, coronel Antonio Geraldo Hiller Lino.
O chefe do Estado-Maior ressaltou que, embora a atuação do novo órgão aconteça nos bastidores, os reflexos se dão diretamente na prestação do serviço a população. A melhoria na gestão administrativa facilitará a aquisição de equipamentos, uniformes, viaturas e ambulâncias, além de aprimorar a distribuição de efetivo e recursos pelo Estado.
“A execução do atendimento é feita pelo bombeiro que está na ponta, mas o meio para que essa entrega aconteça passa pelo Estado-Maior. Vamos olhar para dentro da corporação para desenvolver melhor o trabalho lá fora. O objetivo é fazer com que aquilo que o nosso bombeiro precisa para servir a comunidade chegue de forma mais efetiva”, ressaltou o coronel Azevedo.
Com a criação da Chefia do Estado-Maior, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná dá mais um passo no fortalecimento institucional iniciado com a desvinculação, aprimorando sua gestão interna para entregar, na ponta, um serviço cada vez mais eficiente e alinhado às necessidades da população.
Segurança Pública PCPR prende três suspeitos de grupo que roubou cargas de alto valor na BR-116
Amazonas Operação Erga Omnes: Polícia Civil do Amazonas desarticula organização criminosa envolvida com tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e corrupção
Piauí Governo do Piauí recebe 50 fuzis e equipamentos de informática para reforçar segurança pública
Segurança Pública Com policiamento reforçado, Carnaval do Litoral teve redução de 44% nos roubos
Amazonas Polícia Militar do Amazonas inicia fase de entrega de documentos de novos convocados aprovados em concurso
Segurança Minas Gerais registra redução de crimes no Carnaval 2026, como roubo e furto de celular, feminicídio e homicídio
Segurança Governo de Minas registra redução de crimes no Carnaval 2026, como roubo e furto de celular, feminicídio e homicídio
Segurança Pública Olho Vivo: tecnologia ajuda a prender suspeito de crimes em série na RMC
Segurança Curso de Condução Operacional capacita agentes de segurança para atuação em situações de emergência Mín. 20° Máx. 36°





