

Em sessão ordinária desta quinta-feira (19) foi aprovado em segunda votação o Projeto de Lei 1875/2025 , de autoria do deputado Max Russi (PSB), presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), que declara a tradicional Folia de Reis como integrante do patrimônio histórico, artístico e cultural de Mato Grosso. O projeto também reconhece o município de Dom Aquino como a “Capital Mato-grossense das Folias de Reis”.
“Nós precisamos valorizar e incentivar iniciativas que fortaleçam a Folia de Reis, uma tradição cultural presente em diversos municípios de Mato Grosso. É uma manifestação que faz parte da cultura brasileira, e o nosso estado não é diferente. O objetivo é fortalecer, preservar e dar ainda mais reconhecimento a essa festa”, ressaltou Max Russi.
A tradicional festa ocorre em diversos municípios do estado e é uma das mais emblemáticas do país, trazendo à vida a passagem bíblica da visita dos Três Reis Magos ao menino Jesus.
A cidade de Dom Aquino preserva práticas, cantos, trajes, instrumentos e saberes que se mantêm vivos graças à atuação diligente de mestres e brincantes, como são chamados os festeiros.
Com a aprovação da lei, os municípios poderão adotar medidas de incentivo, como a prioridade em programas estaduais de apoio à cultura tradicional e popular, promoção de eventos, festivais e mostras anuais em parceria com o poder executivo municipal, universidades, centros culturais e entidades civis; apoio a ações que incentivem a participação de jovens e a transmissão do saber tradicional.
O projeto segue agora para a sanção do governador Mauro Mendes.
Sergipe Governo do Estado vistoria obras estruturantes que somam mais de R$ 3 milhões em Brejo Grande
Infraestrutura... DER/PR conclui em pouco mais de dois meses obra emergencial na PR-323 em Umuarama
Bahia Primeira Feira da Agricultura Familiar Indígena movimenta Costa do Descobrimento e Extremo Sul da Bahia
São Paulo Sabesp prorroga campanha de renegociação de dívidas com descontos de até 80%
Acre Governo do Acre realiza 1ª reunião do Sistema de Gestão e Coordenação do Projeto Rumo ao Desmatamento Ilegal Zero
Acre Detran entrega novos uniformes para examinadores de trânsito
Governo Cuidar dos Olhos: Governo transforma vidas com entrega de 367 óculos em Icatu
Acre Governo do Acre realiza primeira reunião do Sistema de Gestão e Coordenação do Projeto Rumo ao Desmatamento Ilegal Zero
São Paulo Laboratório clandestino é interditado por falsificação de remédios para emagrecimento em Suzano Mín. 20° Máx. 36°





