

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), informa que as chuvas registradas desde a última quinta-feira, 19, até as primeiras horas deste sábado, 21, associadas às condições de instabilidade atmosférica previstas no aviso meteorológico vigente, já resultaram em acumulados expressivos em diversas regiões do estado, sobretudo no interior.
O maior volume foi observado no município de Poço Verde, com 86,2 milímetros (mm) no período. Também se destacam Campo do Brito (65,3 mm), Frei Paulo (61,2 mm), Simão Dias (53,0 mm) e Nossa Senhora da Glória (44,1 mm), evidenciando precipitações intensas em curto intervalo e maior concentração nas regiões do agreste, centro-Ssl e alto sertão.
Outros municípios apresentaram acumulados relevantes, como Porto da Folha (39,2 mm), Itabaianinha (35,3 mm) e Itabaiana (28,2 mm). Já na Grande Aracaju e no litoral, os volumes foram menores e mais pontuais, demonstrando a irregularidade espacial das chuvas durante o evento.
O aviso meteorológico segue vigente até às 23h59 deste sábado, 21, com previsão de chuvas moderadas a intensas em todo o estado, podendo ultrapassar 50 milímetros por dia, além da possibilidade de ventos entre 40 e 60 km/h, trovoadas e descargas elétricas, com atenção especial para as regiões do agreste e do sertão, onde há maior potencial para acumulados significativos e impactos associados.
As chuvas intensas previstas podem trazer riscos para o tráfego em rodovias, alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamento de pequenos córregos e riachos, destelhamentos de imóveis, queda de árvores e de placas mal fixadas.
De acordo com o boletim, as condições atmosféricas instáveis estão sendo influenciadas pela presença de um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN). Ao longo da borda desse sistema, há formação de nuvens carregadas que influenciam as condições do tempo sobre o estado de Sergipe, reforçadas também pelo aquecimento e pela umidade do Oceano Atlântico, além da elevada umidade atmosférica.
Após o encerramento do aviso meteorológico, na noite deste sábado, 21, a previsão para o domingo, 22, indica condições mais estáveis em todo o estado, com sol entre nuvens, temperaturas elevadas e possibilidade apenas de chuvas fracas e isoladas. Apesar da melhora momentânea, a tendência para a próxima semana é de retorno de instabilidades e ocorrência de chuvas volumosas em diferentes regiões do estado.
A Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas da Semac segue monitorando as condições do clima e novas atualizações poderão ser emitidas a qualquer momento.
São Paulo Vai pular carnaval na rua? Veja cuidados para evitar a intoxicação alimentar
Cidades Residência Multiprofissional: comissão divulga errata nos códigos de identificação do gabarito da Prova Parte 2
Acre Acre e Peru selam acordo entre Zona de Processamento de Exportação e Zona Especial de Desenvolvimento de Ilo para viabilizar saída ao Pacífico
Bahia Chuvas intensas: Governo da Bahia alerta moradores de regiões em risco potencial via WhatsApp
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa anuncia concurso público para auditor fiscal com 200 vagas
Acre Programa da Educação, Nadando para o Futuro consolida primeiro ano de atividades
São Paulo Após vistoria, Defesa Civil de Peruíbe faz interdição preventiva da estrada do Guaraú no trecho de serra
Acre Polícia Civil divulga relatório com ocorrências da quina carnavalesca no Acre
Acre Em favor do Acre, STF decide sobre legalidade de cobrança de ICMS em transferência de gado entre fazendas de mesmo proprietário Mín. 20° Máx. 28°





