Sábado, 21 de Fevereiro de 2026
25°

Chuvas esparsas

São Paulo, SP

Anúncio
Geral Governo

Hospital da Região Tocantina homenageia médico Carlos Amorim por legado histórico

Unidade da gestão estadual foi inaugurada em dezembro para atender demandas de média e alta complexidade e decreto altera o nome da casa de saúde.

21/02/2026 às 16h10
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Maranhão
Foto: Reprodução/Secom Maranhão

O Hospital de Referência Estadual de Alta Complexidade da Região Tocantina (HRT), conhecido popularmente como Hospital da Região Tocantina, passa a homenagear o médico Carlos Amorim pelas contribuições na área da saúde para o município de Imperatriz. 

Na manhã deste sábado (21), o governador Carlos Brandão participou da solenidade no HRT para a homenagem póstuma ao médico Carlos Amorim. Na ocasião, foi assinado um decreto estadual estabelecendo o novo nome da unidade de saúde: Hospital Estadual da Região Tocantina Dr. Carlos Amorim. O governador afirmou que a ação é um reconhecimento ao pioneirismo do profissional.

“Conversando com várias pessoas, foi unanimidade a homenagem ao doutor Carlos Amorim, que foi o primeiro médico que chegou aqui em Imperatriz e teve um grande serviço prestado à população. Seria justo homenagear alguém que tinha esse compromisso, que se deslocou para Imperatriz para cuidar da saúde da população e, por isso, eu estou muito feliz de mudar o nome do hospital”, destacou o governador Carlos Brandão.

Durante a solenidade, o advogado Carlos Amorim Filho, filho do homenageado, falou sobre o orgulho pelo resgate da memória do pai.

“É uma homenagem que nós reputamos como muito justa pelo legado dele, pelo trabalho dele, pelo pioneirismo dele na medicina aqui em Imperatriz, e, também, como homem público. Ele foi um grande prefeito que passou por Imperatriz e foi um prefeito realizador de muitas obras, de muitas ações. Em nome da família, eu agradeço de coração ao governo por essa iniciativa de homenagear o nosso querido pai”, contou.

Para o prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral, as ações do homenageado impactam até hoje a estrutura de saúde não apenas na cidade, mas em toda a região. Ele destacou a forma como o médico se dedicou ao município e o transformou em lar.

“Ele escolheu a cidade de Imperatriz para chamar de sua e fez aqui vários legados, inclusive na política, sendo um prefeito que investiu muito em saneamento tendo marcado sua gestão por conta disso. Um prefeito que escolheu a cidade para ser a sua como médico. Ele foi um grande médico, salvou muitas vidas e deixou o maior legado de todos, que é uma família honrada”, disse.

O diretor geral do HRT, Luís Fernando, também destacou as contribuições do médico Carlos Gomes Amorim para o avanço da estrutura da saúde na região Tocantina.

“O homenageado foi um médico pioneiro, que deu início a toda a parte da saúde da região de Imperatriz. Foi um colega público, chegou a ser prefeito da cidade por volta de 1977, então foi um profissional da área da saúde e foi bem focado nessa parte. Então hoje, o que Imperatriz tem e toda a região de Açailândia, toda a região aqui do macro Sul, são frutos desse profissional que se engajou no serviço de saúde”, ressaltou.

Instalações do hospital

O Hospital da Região Tocantina Dr. Carlos Gomes Amorim conta com 153 leitos, sendo 33 de UTI, e foi planejado para oferecer atendimento integral, com equipes especializadas. 

O perfil assistencial é voltado, principalmente, às áreas cardiológica e cirúrgica, contemplando procedimentos de alta complexidade que antes não eram realizados na região. Entre os principais diferenciais está a instalação de duas hemodinâmicas, o que possibilita procedimentos como cateterismos e angioplastias, que reduzem riscos e aceleram a recuperação do paciente. 

O hospital conta ainda com um setor de imagem equipado com duas tomografias, uma sala de ressonância magnética, raio-x digital, dois aparelhos de ultrassom e eletrocardiograma. 

Na área cirúrgica, são sete salas operatórias preparadas para procedimentos gerais e de alta complexidade, como neurocirurgias e cirurgias cardiovasculares. 

Seguindo a organização técnica e a hierarquização do Sistema Único de Saúde (SUS), o HRT funciona com o processo de regulação, ou seja, o atendimento de pacientes é feito a partir de encaminhamento e agendamento pela rede pública de saúde.

Memória

O médico Carlos Amorim chegou ao município de Imperatriz na década de 1960 e trabalhou em áreas de difícil acesso.

Ele foi prefeito da cidade entre os anos de 1977 a 1982, além de ter sido secretário municipal de Saúde em 1996. Com suas contribuições e trabalho foi estabelecida a maior parte da estrutura atual de saúde da região. Carlos Amorim faleceu em dezembro de 2014 aos 84 anos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Paulo, SP Atualizado às 17h01 - Fonte: ClimaTempo
25°
Chuvas esparsas

Mín. 20° Máx. 28°

Dom 26°C 19°C
Seg 29°C 19°C
Ter 24°C 20°C
Qua 28°C 20°C
Qui 22°C 20°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio