

Em uma das épocas mais movimentadas do ano, o Verão Sergipe, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), destaca a força e a diversidade da música sergipana como marca da programação. Em 2026, o evento percorre sete municípios e reúne 28 atrações sergipanas distribuídas ao longo das etapas, ampliando o espaço para músicos do estado e valorizando os talentos da terra.
Para o presidente da Funcap, Gustavo Paixão, o Verão Sergipe ganhou dimensão de calendário por reunir público e gerar impactos que vão além do palco, com reflexos na economia e no turismo em várias regiões. “A maior parte da programação é composta por artistas sergipanos, o que reafirma o nosso compromisso com a valorização dos nossos talentos. Além de gerar oportunidades de trabalho e renda, o evento atrai visitantes, aquece a cadeia produtiva e contribui para o desenvolvimento de Sergipe”, afirmou.
Artistas destacam valorização
Para quem sobe ao palco, a participação representa visibilidade e reconhecimento. Com um show que misturou axé e pagode e manteve o clima de Carnaval, a cantora Maraísa voltou ao projeto pelo segundo ano consecutivo e destacou o que significa ver artistas do estado ocupando esse espaço. “Ano passado a gente cantou em Canindé e este ano estamos novamente no Verão Sergipe. Isso importa muito para a gente e só tenho que agradecer por essa confiança no meu trabalho. Acho de grande importância essa valorização. Esse realmente é um diferencial da programação, privilegiar os artistas sergipanos. Fico muito feliz, como artista e como mulher, de estar aqui”, contou.
O arrocha de Luiz Ferraz também integrou a programação. Natural de Brejo Grande, ele comemorou a oportunidade de se apresentar perto de casa e falou sobre a importância de ter espaço para quem produz arte no estado. “É a segunda vez que participo. A primeira foi no Abaís e agora estou perto da minha terra. É um sonho para muitos artistas e graças a Deus estou vivendo isso. É importante ter artistas sergipanos na programação. Temos muitas referências aqui e é bom ver esse espaço sendo ocupado por quem é do estado”, disse.
Quem também subiu ao palco foi Devinho Novaes, que levou ao público sucessos do arrocha e comentou a importância da troca entre artistas locais e visitantes. “É um prazer fazer parte do Verão Sergipe. Fico muito feliz pelo carinho que recebo aqui. Acho importante ter artistas sergipanos em todo lugar. É uma troca: levar Sergipe para outros lugares e também receber artistas de fora aqui. Essa troca de carinho fortalece todo mundo”, afirmou.
Com mais de 20 anos de trajetória, o grupo Cartel de Bali levou o rock sergipano ao palco. “A gente se sente honrado pela oportunidade de mostrar nosso trabalho e a diversidade cultural do povo sergipano. Estrear no Verão Sergipe tem um peso especial. Estamos junto com outros artistas mostrando a força da produção do nosso estado”, destacou o vocalista e músico Adriano Canuto.
Público aprova
Entre o público, a presença de músicos do estado também é percebida. A auxiliar administrativa Neuza Cavalcante avaliou a iniciativa. “É muito importante trazer artistas sergipanos, porque valoriza a nossa cultura e faz com que turistas conheçam a nossa produção. A gente precisa divulgar Sergipe para que a nossa cultura continue viva”, disse.
De Aracaju, o aposentado José dos Santos também destacou o alcance do projeto. “Estou gostando dessa integração, temos a prata da casa e artistas de vários cantos do país presentes no mesmo evento. Essa diversidade é boa, pois aproxima as pessoas e mostra o que a gente tem aqui”, apontou.
Verão Sergipe 2026
O Verão Sergipe é um evento realizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), com apoio do Governo Federal e Energisa, e patrocínio do Banese Card, Iguá Sergipe e Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), que leva à capital e ao interior do estado uma programação cultural e de estímulo à prática esportiva, fomentando o turismo, o desenvolvimento econômico e a geração de renda.



PM - MS Polícia Militar cumpre mandado de prisão durante abordagem em Sonora
PM - MS Polícia Militar prende homem por tráfico de drogas em fecha “boca de fumo” em Coxim
Sergipe Verão Sergipe 2026 evidencia presença de artistas locais na programação
Sergipe Verão Sergipe movimenta Ponta dos Mangues com esporte, lazer e cultura
São Paulo Serra do Guaraú, em Peruíbe, é liberada após vistoria da Defesa Civil e Instituto de Pesquisas Tecnológicas de SP
Governo Governo inaugura Restaurante Popular e Estrada dos Curtumes no município de Ribeirãozinho Mín. 20° Máx. 28°





