Domingo, 22 de Fevereiro de 2026
23°

Tempo nublado

São Paulo, SP

Anúncio
Geral São Paulo

Estrada de Ferro de Campos do Jordão: concessão prevê ampliar experiências turísticas na Serra da Mantiqueira

Projeto será leiloado em 29 de abril, na B3, com proposta de modernização, preservação histórica e fortalecimento do turismo regional

22/02/2026 às 09h40
Por: Redação Fonte: Secom SP
Compartilhe:
Com a concessão, o Governo do Estado pretende fortalecer o turismo regional
Com a concessão, o Governo do Estado pretende fortalecer o turismo regional

O som do apito, a fumaça que anuncia a passagem do trem e a paisagem da Serra da Mantiqueira passando lentamente pela janela. A experiência de viajar pelos trilhos, marcada pela nostalgia e pelo charme das ferrovias históricas, é o ponto de partida do projeto de concessão da Estrada de Ferro de Campos do Jordão (EFCJ) realizado pelo Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI). A proposta prevê três modalidades de viagens turísticas com o objetivo de preservar a memória ferroviária e impulsionar o turismo na região.

Conectando visitantes a cenários emblemáticos, entre os destaques está o passeio de maria-fumaça entre o trecho Emílio Ribas (Capivari) e Abernéssia, com locomotiva a vapor e vagões históricos, em um trajeto de 30 minutos (ida e volta) que resgata a memória ferroviária do local.

A concessão também prevê outras duas modalidades de passeio: o Turístico Curto, no modelo hop-on hop-off – embarque e desembarque livre com paradas estratégicas em pontos turísticos entre Emílio Ribas e Nova Portal; e o Turístico Médio, entre Nova Portal e a estação Eugênio Lefèvre, conectando Campos do Jordão a Santo Antônio do Pinhal, com um percurso de 12,4 km em meio à paisagem de serra.

Além dos serviços regulares, a futura concessionária poderá oferecer experiências adicionais, como serviço de bordo, guias, reserva de assentos, venda de alimentos e bebidas e opções premium.

Regras de operação

Para garantir transparência e qualidade ao usuário, a concessionária deverá apresentar uma política de viagem após a assinatura do contrato, detalhando regras de reembolso; de transporte de bagagens, bicicletas e animais; além de manter os valores e condições amplamente divulgados, seja em pontos de venda físicos ou digitais. Os passeios contarão com valores máximos definidos para dias úteis e com opções para atender diferentes perfis de visitantes.

O contrato também prevê o respeito à legislação de gratuidades, além do compromisso de firmar parcerias com os municípios da região para oferecer viagens gratuitas periódicas a estudantes da rede pública. Além disso, a concessionária será responsável pela manutenção da identidade visual histórica do complexo, pela gestão de dados de visitação e pela operação sob supervisão da Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsesp).

Com a concessão, o Governo do Estado pretende fortalecer o turismo regional, valorizar o patrimônio ferroviário e transformar a viagem de trem em uma experiência completa, onde o destino é importante, mas o caminho, entre memórias e paisagens também deve ser valorizado.

O leilão da concessão da Estrada de Ferro de Campos do Jordão está marcado para o dia 29 de abril, na B3, em São Paulo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Paulo, SP Atualizado às 11h01 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 28°

Seg 27°C 19°C
Ter 27°C 20°C
Qua 26°C 20°C
Qui 23°C 19°C
Sex 21°C 18°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio